segunda-feira, 20 de junho de 2011

Última reunião de IC do primeiro semestre


Olá pessoal, hoje (20), aconteceu nosso último encontro na aula de IC, agora só faltaremos a nos reunir no próximo semestre após as férias. Como de costume, passei aos outros integrantes do grupo, algumas informações em relação ao projeto. Além disso, fizemos um "balanço geral" nas atividades e participações do projeto no 1º semestre.

Discutimos sobre as atividades práticas que foram planejadas ao longo do mês de junho, e serão realizadas logo no mês de Agosto, então em breve terá muitas novidades sendo postadas aqui no blog. Durante o período de ressesso escolar, o blog continuara a todo vapor, trazendo sempre as novidades do mundo hispânico, e ainda iremos visitar alguns locais que são referência em relação a temática do projeto.

O primeiro semestre do projeto foi recheado de atividades e pesquisas, veja a seguir o que já realizamos:
  • Formação teórica dos componentes do grupo em relação ao tema, com pesquisas usando como referências bibliográficas livros de grandes autores e documentários profissionais. 
  • Atualização diária do blog com notícias e curiosidades da cultura hispânica. Esse foi um dos principais meios de divulgação da cultura, dentro e fora do país, pois como já foi postado aqui no blog, estamos recebendo várias visualizações de outros países, principalmente os "hispanohablantes".
  • Visita à UnB para uma entrevista com a professora Rosilei de língua espanhola (Parte I e Parte II).
  • Doação de livros de literatura para a biblioteca da professora Lina.
  • Doação de livros didáticos e literários para a biblioteca da escola. Vale lembrar que esta ainda era uma área de conhecimento que carecia de livros na escola.
  • Cartazes ilustrativos divulgando a cultura pela escola. (Veja aqui e aqui)
  • Entrega dos falsos cognatos a alunos e profissionais da instituição.


Foto tirada no mural do projeto sobre a cultura hispânica no CEM 01

Até agora realizamos essas atividades, mas ao longo do 2º semestre está sendo planeja várias outras, então continue acompanhando o blog do projeto. A seguir, se encontra alguns depoimentos dos integrantes do projeto em relação ao desenvolvimento do projeto:
  • "Gostei muito de estar desenvolvendo esse projeto sobre a cultura hispânica, aprendi bastante coisas muito interessantes da cultura, e ainda tive uma dimensão maior da importância da língua espanhola para um melhor destaque no disputado mercado de trabalho", disse a integrante Marislaine.
  • " O 1º semestre foi muito produtivo, pude notar maior desempenho do grupo a cada atividade realizada. Espero que possamos melhorar cada vez mais para que seja o melhor trabalho já apresentado na história do Centro de Ensino Médio 01. Foi muito bom as atividades práticas realizadas como a entrevista com a professora Rosilei da UnB, murais que fizemos, foi tudo muito bom!", disse a integrante Elizabete Domingos
  • "A cultura hispânica é rica em diversos aspectos, como na música, literatura, esporte, culinária, roupas, novelas e etc. Acho importante mostrar ao morador de Brazlândia um pouco da cultura dos países vizinhos de fronteira do Brasil, a copa do mundo está chegando e muitos hispânicos virão ao Brasil.", disse o integrante Edson Henrique.
  • "Estou adorando aprender sobre as danças típicas da cultura hispânica, como o flamenco e o tango!", disse a integrante Luana de Paula.
  • “Neste primeiro semestre o projeto foi bem produtivo, teve várias pesquisas e muito se fez na parte prática do projeto, divulgamos muito bem o nosso blog. Os componentes do grupo estão bastante interessados com o tema em questão. Esperamos muito mais do segundo semestre!”, disse a integrante Gabi Fernandes.
  • "Acho importante tentarmos despertar o interesse do morador de Brazlândia em relação a língua espanhola, o conhecimento de uma língua estrangeira nos proporciona diversas coisas positivas, por isso esse é o principal foco do projeto na cidade", disse a integrante Iara Ferreira.
  • "Além de ser um tema divertido, esse é um tema que traz em sua bagagem vários fatores interessantes como: política, esportes, danças, costumes e outros" disse o integrante Adriano Lin.
¡Ven a bailar en la cultura hispana tú también!

3 comentários:

  1. ficou fora da 1 fto bell
    to com saldades de uns poucos dessa turminha.

    ResponderExcluir
  2. Massa super top o cultura hispanaaa !!!
    Gosto muito aprendii várias coisas em espanhol visitando esse blog .

    日本はこのブログが大好きです。
    Nippon wa kono burogu ga daisukidesu!

    ResponderExcluir