domingo, 29 de maio de 2011

"Independencia de la América Española" - Parte III: A Fragmentação Política da América Hispânica


As lutas pela independência da américa espanhola podem ser divididas em duas etapas. Na primeira, a tentativa não deu certo, mas na segunda a Espanha finalmente foi derrotada. Aos poucos os países foram se tornando independentes, a ordem respectivamente foi esta: México, Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, cada um com suas dificuldades e com seus novos representantes.

América Central
A maioria dos países da América Central conseguiu a independência junto com o México, unindo-se a ele em 1822. Mas no ano seguinte separaram-se e formaram as Províncias Unidas do Centro da América. As brigas entre as oligarquias e as pressões dos EUA e da Inglaterra acabariam provocando a divisão. A partir de 1830 nasciam pequenos países que são as atuais repúblicas da Nicarágua, Corta Rica, Honduras, Guatemala e El Salvador. O sonho de união dos países da América de Bolívar definitivamente foi frustrado.

  • Por que será que a América portuguesa, isto é, o Brasil, depois da independência se tornou um único país, enquanto a América espanhola se dividiu em tantos países diferentes?

Conferência do Panamá (1826)
Na verdade, desde a colonização, muitas regiões da América Hispânica não tinham ligações estreitas entre si. Muitas das relações econômicas eram muito mais fortes com a metrópole que entre elas. A própria administração colonial espanhola havia criado diversos centros administrativos autônomos. Não foi simples coincidência o fato de esses centros terem se tornado as novas capitais dos países independentes. Os EUA e a Inglaterra apoiaram essa divisão, pois assim esses novos países nasceriam fracos.

Na conferência do Panamá, em 1826, ficou registrado que esses novos países não iriam se unir. O sonho pan-americanista de Bolívar estava enterrado.
Retirado do livro "Nova História Crítica" de Mario Shmidt

Esta es la última parte del artículo, gracias a los que leen los tres puestos sobre este tema bastante interesante, que seguramente obtendrá todas las preguntas sobre este contenido en una futura prueba! Hasta la próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário