sábado, 25 de junho de 2011

Aeroportos de Buenos Aires reabrem com restrição

Cinzas do vulcão Puyehue
Cinzas vulcânicas já causaram severos transtornos na aviação comercial na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia.
A Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) da Argentina informou que os aeroportos de Ezeiza, na região metropolitana, e no Aeroparque, na região central de Buenos Aires, foram reabertos na noite desta sexta-feira, mas os voos continuam restrito.

Após reunião do comitê de crise, o último relatório do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) informou que "a visibilidade está reduzida a 8 km devido à presença de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue sobre a área do centro do país". A nuvem vulcânica voltou ao céu da capital argentina no final desta tarde.

O órgão argentino informou ainda que "o fenômeno e as condições de segurança operacional estão sendo avaliados permanentemente". A Anac também recomendou aos passageiros, com viagem marcada que entrem em contato com a companhia aérea contratada antes de se dirigir ao aeroporto.
Arte: Folha

"Os prognósticos iniciais para domingo são positivos, já que os ventos soprarão para o Pacífico", diz nota. Ao menos 13 voos saídos da Argentina foram cancelados hoje no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão. Hoje foram suspensos cinco voos para Buenos Aires e Rosário, das companhias Pluna, Aerolíneas Argentinas e Sol, ao mesmo tempo em que oito voos procedentes da capital argentina --da Pluna e Aerolíneas-- também foram cancelados.

No Brasil, a companhia aérea LAN informou que cancelou os voos desde e para Buenos Aires. "A companhia não operará este destino até que as condições climáticas permitam. Espera-se uma possível redução de cinzas para amanhã [25], após às 11h", diz o comunicado.

No aeroporto internacional de Ezeiza, três voos previstos para a tarde de hoje foram reprogramados para sábado (25): um da Qatar Airlines rumo a São Paulo, outro da United para San Francisco, e um da American Airlines para Miami.

O aeroporto de Bariloche (sul), situado a 100 km do vulcão Puyehue, permanecerá fechado até o dia 1º de julho, do mesmo modo que o terminal aéreo de Neuquén, também na Patagônia argentina. Desde a erupção do Puyehuye, no dia 4, as cinzas vulcânicas já resultaram em cancelamentos de voos na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia. O vulcão ainda segue ativo.

DA FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário