Sobre o Projeto


    O projeto intitulado "¡Ven a bailar en la Cultura Hispana!" é um projeto desenvolvido por 20 alunos do 2º ano, turma "F", do Centro de Ensino Médio 01 para o componente curricular Integrando a Ciência.
     O título em espanhol "¡Ven a bailar en la Cultura Hispana!" chama todos da comunidade escolar a conhecer a fundo a cultura hispânica e hispanoamericana, além de fazer referência direta as danças típicas dessa cultura, como o tango e o flamenco.   
   O seguinte tema foi escolhido a partir da sugestão da professora de espanhol Rejane, em focarmos tal projeto na cultura hispânica e hispanoamericana. Inicialmente, queríamos abordar um pouco de cada cultura, no entanto, tal idéia iria ser muito ampla e acabaríamos não nos especificando em nenhuma cultura. Então após a sugestão da professora, gostamos da idéia, e decidimos focar o projeto na Cultura Hispânica e hispanoamericana, que compreende os países que têm a língua espanhola como oficial que são: 

 Argentina
 Bolívia
 Chile
 Colômbia
 Costa Rica
 Cuba
 Equador
 Espanha
 El Salvador
 Guatemala
 Guiné Equatorial
 Honduras
 México
 Nicarágua
 Panamá
 Paraguai
 Peru
 Porto Rico
 República Dominicana
 Uruguai
 Venezuela

    A partir desta decisão, iremos promover a cultura aos moradores de Brazlândia, para ele ter o conhecimento a cerca de uma cultura que muitas vezes, é praticada em um país vizinho ao Brasil. Além de identificar em que o nosso país é influanciado por essa cultura e incentivar o respeito a uma cultura diferente, em questões de costumes, músicas, culinária e etc. 
     A cultura hispância  e hispanoamericana é rica em vários aspectos. Há grandes artistas que são de países de origem hispânica que fazem sucesso mundialmente, como Shakira, Thalía, Rick Martin, Enrique Iglesias, Juanes, Belinda, sendo eles responsáveis por vários hits globais em espanhol. Além disso, há várias personalidade famosas em diversas áreas, no campo da literatura temos Miguel de Cervantes autor de "Dom Quixote de la Mancha", Pablo Neruda, um grande poeta chileno, e na arte temos Pablo Picasso e El Greco. Assim como no Brasil, tais países também tem várias mulheres conhecidas por terem belos corpos, um exemplo disso é a modelo paraguaia Larissa Riquelme, que ficou mundialmente conhecida na última copa do mundo (em que a Espanha ganhou).
   
     As novelas mexicanas vinculadas pela emissora de televisão SBT,  ficaram muito populares aqui no Brasil e se tornaram um verdadeiro sucesso entre os telespectadores brasileiros, como é o caso de  "Maria do Bairro, "A Usurpadora", "Marimar", "Rebeldes", "A Feia mais Bela", "Cúmplices de um Resgate", "Chiquititas", "Carrossel", "Rubi" e as séries "Chaves" e "Chapolin". No ramo culinário, pode-se destacar os pratos típicos como a "guacamole", uma espécie de patê feito de abacate, e o chamado "el chivito" um grande "x-tudo" para nós brasileiros.
    
   Quando se fala nesta cultura, logo nos vem a cabeça as danças típicas, como o tango argentino, uma dança sensual e envolvente, e o flamenco que tem influências ciganas e é acompanhado pelas famosas castanholas. Nas festas típicas, a "fiesta de los muertos" é uma celebração mexicanas aos mortos, uma espécie de halloween hispanoamérico. 
    Com toda essa diversidade cultural, é com muito prazer que ao longo do ano de 2011 iremos explorar a cultura hispânica com o propósito de desenvolver um projeto de qualidade a comunidade escolar.