sexta-feira, 24 de junho de 2011

Espanhóis festejam dia de São João com fogueiras e rituais


Fiel caminha sobre brasas carregando mulher nas costas durante a madrugada do dia de São João (24), na cidade de San Pedro Manrique, Espanha. Nesta data, milhares de espanhóis saem às ruas para celebrar o santo católico. O ritual consiste em acender uma fogueira e caminhar pelas brasas sem queimar a sola dos pés.

A revetlla (festa noturna, geralmente realizada ao ar livre) de São João é comemorada quando chega o solstício de verão, no dia 23 de junho. Em Barcelona e na Catalunha, a tradição é acender fogueiras em todas as praças e ruas da cidade e soltar fogos de artifício até o raiar do dia seguinte.

Em São João também se celebra a noite mais curta do ano, dançando, comendo a tradicional coca de Sant Joan (bolo a base de farinha, óleo, manteiga, ovos e amêndoas) e bebendo cava (vinho espumante, geralmente branco, produzido na Catalunha). A maior parte das festas de Barcelona que ocorrem nessa noite se concentra ao redor das praias e de Montjuïc, onde as pessoas ficam acordadas até o dia seguinte para ver o sol nascer.

Festa de São João

Um brasileiro morreu ao cair em uma dessas fogueiras

Um brasileiro de 22 anos morreu nesta madrugada devido a queimadura em La Coruña, no noroeste da Espanha, ao cair em uma fogueira, acesa por ele e outros amigos para comemorar a noite de São João.

Relatos dos oficiais indicam que o jovem estava pulando fogueiras pequenas quando se desequilibrou e caiu em uma maior, cujas chamas alcançavam mais de três metros de altura. Vizinhos da vítima, que morava no bairro de Labaño, local da festa, disseram à Efe que o jovem morava há pouco tempo na cidade.

Agentes da Polícia Civil espanhola informaram que foram avisados da morte às 00h20 (horário local). Policiais e unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, mas não chegaram a tempo de evitar que o jovem sofresse queimaduras profundas. A noite de São João é uma das mais tradicionais na cidade e reúne centenas de pessoas todos os anos, principalmente nas praias de Riazor e Orzán, onde se concentram o maior número de fogueiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário