Civilizações Antigas

   

     As chamadas civilizações antigas têm uma grande importância na cultura mundial, e isso não é diferente na cultura hispânica e hispanoamericana, ela é originada a partir de tradições indígenas das civilizações astecas, incas e maias. Vamos conhecer um pouco dessas civilizações ao longo do desenvolvimento do projeto. Veja a seguir um trecho do capítulo 12, "América encontra Europa", do livro didático "Nova História Crítica" usado pelo alunos do CEM 01.

   "No momento em que os espanhóis chegaram a américas no final do século XV, o território já era habitados por povos, "indígenas", segundo os colonizadores. Os astecas viviam onde hoje está o México. Os incas ergueram um grande império que se espalhou por regiões onde hoje estão o Peru, o Equador e a Bolívia. Algumas civilizações tinham desaparecido havia séculos, como a dos maias, dos chavins e dos toltecas. Porém, algumas deixaram marcas no modo de vida de astecas e incas.

    As sociedades do incas e dos astecas era divididas em classes sociais e existia um Estado organizado. Os homens das famílias nobres eram altos funcionários do Estado. Os incas, astecas e maias não eram "mais civilizados" ou mais "adiantados" do que as nações indígenas brasileiras ou canadenses. Afinal, medir as sociedades com padrões do tipo "adiantadas" e "atrasadas", ou seja, pelo que seriam parecidas ou não com a  Europa, é uma idéia bem eurocêntrica! 

      De qualquer modo, aquelas sociedades parecem despertar interesse especial nos estudantes de hoje. Por que será? Seria pelo tamanho da sociedade, das construções? Por exemplo, a capital asteca, Tenochtitlán, era maior do que qualquer cidade espanhola no século XVI. As ruas eram calçadas e racionalmente planejadas, um grande canal garantia água limpa para os habitantes. O imperador inca se valia dos funcionários públicos para reinar sobre mais de dez milhões de súditos. Seria pelas proezas intelectuais? Os matemáticos mais utilizaram o número zero antes dos europeus, e os médicos eram capazes de realizar cirurgias. Algumas estradas incas são usadas ainda hoje!

    Para os antropólogos, as sociedades indígenas do Brasil eram (e são) tão complexas e interessantes quanto a sociedade asteca ou  a sociedade brasileira atual. A antropologia é uma ciência social que surgiu no final do século XIX e que estuda as diferenças culturais nas sociedades."