segunda-feira, 20 de junho de 2011

Invasão em prisão na Venezuela deixa um morto e 19 feridos

Invasão em prisão no subúrbio de Caracas, na Venezuela, deixa um morto e 19 feridos

Centenas de tropas da Guarda Nacional invadiram a prisão venezuelana El Rodeo 1 para desarmar os internos. A operação deixou ao menos um soldado morto e 19 feridos, segundo informou o ministro da Justiça, Nestor Reverol.

O número de presos mortos não foi informado. Segundo Reverol, "houve resistência por parte de alguns presos" e as forças de segurança teriam recebido tiros vindos de armas potentes.

"Nós não podemos permitir a anarquia na penitenciária. Nós pedimos que os presos mudem de atitude", afirmou o ministro enquanto ainda se ouviam tiros dentro da penitenciária. 

Do lado de fora da prisão, alguns familiares dos presos, em desespero, gritavam "ajude-os!" As tropas utilizaram gás e jatos de água para afastar os familiares, enquanto as ambulâncias chegavam para transportar os feridos. Mais de 3.500 guardas participaram da operação nas prisões de El Rodeo 1 e El Rodeo 2.

PRISÕES NA VENEZUELA

A rebelião, que começou no último domingo, deixou ao menos 22 mortos. No primeiro trimestre, 124 pessoas morreram nas prisões venezuelanas, houve um aumento de 22% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo o Observatório das Prisões Venezuelanas.

Grupos de direitos humanos dizem que Rodeo foi construída para 750 pessoas, mas agora tem 3.600. Em nível nacional, os 49 mil detentos venezuelanos vivem em um espaço criado para suportar 13 mil.
Da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário