quinta-feira, 16 de junho de 2011

Veja algumas curiosidades da Venezuela:


O nome oficial da Venezuela é República Bolivariana da Venezuela.

O nome oficial de Caracas, a capital, é Santiago de León de Caracas.

A versão mais aceita para o surgimento do nome Venezuela é a de que, ao chegar na região pouco tempo depois do descobrimento da América, o italiano Américo Vespúcio encontrou nativos cujas casas haviam sido construídas sobre estacas de madeira fixas no lago Maracaibo. Vespúcio achou que as construções eram semelhantes às da cidade de Veneza e, por isso chamou, a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza.

Além do hino, da bandeira e de outros símbolos comuns à maioria dos países, a Venezuela tem como símbolos nacionais uma árvore, uma flor e um pássaro. Típicos do país, a árvore é o araguaney (Tabebuia chrysantha), o pássaro é o turpial (Icterus icterus) e a flor, a orquídea (Cattleya mossiae.

Tal como o Brasil, a Venezuela é dividida em estados (23), além de um Distrito Federal. Os estados mais populosos são Zulia, Miranda, Bolívar, Carabobo, Aragua e Lara.

O Brasil não é o único país com um estado chamado Amazônia. O Peru e a Venezuela também possuem estados com esse nome – que, aliás, fazem fronteira com a Amazônia brasileira.

Um dos nomes mais comuns na geografia venezuelana é Símon Bolívar, herói da independência do país. Além de um estado chamado Bolívar, existe uma cidade, uma montanha…. Aliás, a moeda venezuelana é o bolivar. E o nome do país é República Bolivariana da Venezuela. E o presidente Hugo Chávez segue uma ideologia de esquerda chamada por ele e por seus seguidores de bolivariana.

A cor amarela na bandeira venezuelana simboliza as riquezas do país, o azul representa o mar e o vermelho, o sangue derramado pelos heróis da independência. As sete estrelas no centro da bandeira simbolizam as sete províncias que declararam a independência da Espanha em 1811. Em 2006, o governo venezuelano incluiu mais uma estrela na bandeira.

Maltin
Acredite, se há uma coisa difícil para um brasileiro encontrar nas cidades venezuelanas é o número de uma casa. Isso por quê as residências simplesmente não tem numeração.

Uma das bebidas mais consumidas na Venezuela é o Maltin, uma espécie de refrigerante feio de malte e, segundo os que puderam provar, “com gosto de ovomaltine”.

A cozinha venezuelana é uma das inúmeras expressões da mistura de raças que formou o país (europeus, índios e negros). Os pratos mais consumidos pelos venezuelanos são são: arepas, cachapas, pabellón criollo, hallaca, tequeños e empanadas. O mais representativo da culinária nacional é o pabellón criollo – um prato constituído de feijão preto, feijão e carne desfiada.

Por falar nisso, o pabellón criollo e as arepas (pequenos bolos achatados de farinha de milho ou de arroz) são comidos pelos venezuelanos até no café da manhã.

A dança típica da Venezuela é chamada de joropo.

O Brasil pode ser o país das modelos, mas o país que forneceu o maior número de vencedoras dos concursos de Miss Universo e Miss Mundo foi a Venezuela. Aliás, os concursos de miss são uma verdadeira mania no país.

Em se tratando de futebol, os venezuelanos estão a milhas de brasileiros e argentinos. Mas quem disse que eles ligam para isso? O futebol nunca foi muito popular no país. O esporte nacional da Venezuela é o beisebol.

Venezuela e Equador são os únicos membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) nas Américas. Aliás, a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
Salto Angel

Acredite se quiser, mas circula na Venezuela uma moeda de 12 e ½ centavos de bolívares.

A maior cachoeira do mundo é a venezuelana Salto Angel, com 979 metros de altura.

O principal rio do país é o Orinoco (sim, é aquele mesmo da música, Orinoco Flow, da cantora Enya).

Os venezuelanos comemoram a independência do país em três datas diferentes, todas feriados nacionais: 19 de abril, 24 de junho e 5 de julho.
Do blog "Mais que  Curiosidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário