domingo, 26 de junho de 2011

Humala tem 70% de aprovação após eleição presidencial no Peru

Presidente eleito do Peru em discurso de posse na quarta-feira (15) (Foto: Reuters)

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, tem 70% de aprovação duas semanas depois de ter vencido as eleições, e uma maioria acredita que ele terá um governo ao estilo do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou uma sondagem divulgada neste domingo(19).

Humala, um nacionalista e militar reformado que moderou seu discurso radical de esquerda antes dos comícios, venceu a conservadora Keiko Fujimori com 51,4% dos votos em pleito realizado no início deste mês.

Durante a campanha eleitoral, Humala pregou sua admiração pelo modelo econômico brasileiro e se distanciou do presidente venezuelano Hugo Chávez, cujo apoio em 2006 lhe custou o fracasso em sua primeira tentativa de vencer a disputa presidencial.

O presidente eleito, de 48 anos, prepara agora sua segunda viagem pela América do Sul após as eleições no Peru, um grande produtor de matérias-primas que registra há alguns anos um forte crescimento econômico. Humala visitará na terça-feira o presidente da Bolívia, Evo Morales, e a partir de 28 de junho irá a Equador, Colômbia e Venezuela. Em sua primeira viagem, que durou uma semana, ele esteve no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário