quarta-feira, 15 de junho de 2011

Competição argentina premia o melhor doce de leite


O melhor doce de leite argentino, um dos produtos típicos do país sul-americano, foi premiado neste mês em um concurso que incluiu sorvete e alfajor. Dez doces de leite, produzidos tanto por grandes empresas como por firmas familiares, receberam medalhas por sua alta qualidade no concurso organizado na Mercoláctea 2011, a maior feira da indústria láctea argentina.

Um trabalho invejável para os júris, que se empanturram com estas delícias para escolher os melhores dentro de um amplo mercado, que produz 99.726 toneladas anuais, com um consumo médio anual de três quilos por pessoa. "Para conseguir um bom doce de leite é muito importante cuidar do processo de produção e conseguir bom sabor, brilho e aparência", disse na terça-feira (31) Julio Romero, do Aires de Luján, um dos fabricantes premiados.

Sorvetes e alfajores: O concurso também premiou pelo segundo ano consecutivo os melhores sorvetes com sabores à base de doce de leite, o favorito dos argentinos. "Nós elaboramos nosso próprio doce de leite, que é a base do sorvete. Usamos leite líquido e em pó e creme de leite", informou Raúl Moronta, chefe de vendas da rede de sorveterias Los Amores, que ficou com a medalha de prata.

Como novidade, a Mercoláctea incluiu os alfajores de doce de leite, categoria que consagrou pequenas empresas das províncias de Córdoba e Chubut, onde a guloseima é praticamente um produto artesanal que os turistas levam como "souvenir".

"O alfajor é um produto consumido por todos os níveis sociais e todas as idades, então, consideramos importante incorporá-lo neste concurso", disse María Marta Gallinger, coordenadora da competição. Produzido há 140 anos na Argentina, o alfajor, doce de origem árabe consumido na América pelos colonizadores espanhóis, é composto por duas camadas de massa assadas unidas por uma camada de geleia ou de doce de leite e pode ter algum tipo de cobertura (por exemplo, de chocolate).

Com um consumo diário de 11 milhões de unidades por dia, no mercado argentino são comercializados 40 tipos diferentes de alfajores --porém, o mais popular ainda é o de doce de leite.

Da EFE em Buenos Aires

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