quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quadro raro de Picasso é leiloado por mais de R$ 34 milhões

Quadro "Jeune Fille Endormie", de Pablo Picasso

Um retrato que o pintor espanhol Pablo Picasso pintou em 1935 superou as expectativas dos especialistas e foi vendido na Christie's por mais de R$ 34 milhões, em um leilão dedicado a obras de arte impressionista, moderna e contemporânea da coleção do galerista suíço Ernst Beyeler.

"Jeune Fille Endormie" é um retrato íntimo de Marie-Térèse Walter, que Picasso conheceu em 1927 quando ele tinha 45 anos e ela, 17. A jovem foi modelo em diversas obras do pintor e também sua amante. 

Poucos anos depois do primeiro encontro, o casal passou uma temporada no Château de Boisgeloup, nos arredores de Paris, e essa mudança de ares trouxe um período de intenso frenesi artístico no qual Picasso produziu algumas de seus melhores obras.

Executado em cores vivas e pinceladas expressivas, o quadro leiloado foi adquirido pela primeira vez logo após ser pintado pelo filho do magnata da indústria automobilística Walter Chrysler.

A obra passou unicamente por duas coleções privadas desde então e, em 2010, foi cedida à Universidade de Sydney, na Austrália, por um doador anônimo sob a condição de que os lucros de sua venda fossem dedicados à pesquisa médica.
DA EFE, EM LONDRES

Crise na Espanha empurra latino-americanos para o Brasil

Charge humorístico sobre a imigração espanhola no Brasil.
Entre 2003 e 2007, a Espanha recebeu dezenas de milhares de imigrantes, mas a crise econômica que persiste no país está alterando o fluxo migratório. Sem emprego no presente e sem perspectivas para o futuro, os estrangeiros procuram saídas em outros lugares. E o Brasil virou meta para os latino-americanos de baixa formação.

De acordo com quatro relatórios que investigam as respostas dos imigrantes diante da crise, o Brasil aparece entre os três destinos preferidos de sul-americanos hispânicos (junto com Estados Unidos e Argentina) como opção para conseguir emprego.

Uma pesquisa da agência de empregos Randstad revelou que 65% dos imigrantes ilegais na Espanha estão pensando ou decididos a trocar a Europa por outro mercado se não encontrarem trabalho até 2012. Os estudos antecipam um fluxo que já pode ter começado. Em 2010, pela primeira vez nos últimos 35 anos, a Espanha registrou uma taxa de saída de população ativa maior do que a de entrada.

No ano passado, 48 mil imigrantes chegaram e 43 mil estrangeiros retornaram aos seus países de origem, mas 90 mil espanhóis também foram morar no exterior.

O ritmo de redução é tão vertiginoso que em cinco anos o fluxo de chegada pode ser praticamente nulo. Pelas previsões da Fundação de Estudos de Economia Aplicada, se a crise se mantiver como agora, em 2014 chegariam apenas 3 mil imigrantes.


Bolivianos aguardam no aeroporto; sem emprego ou perspectiva, os estrangeiros fogem da Espanha
Bolivianos aguardam no aeroporto; sem emprego ou perspectiva, os estrangeiros fogem da Espanha.
SAÍDAS

Josep Oliver, professor de economia da Universidade Autônoma de Barcelona e um dos autores do Anuário de Imigração da Espanha, do Ministério do Interior, disse à reportagem que "80% dos imigrantes não têm outras saídas além do aeroporto rumo a mercados com melhores opções, como o Brasil, que oferece oportunidades sólidas".

A pesquisa Mobilidade Laboral, da Randstad, indica que a Espanha perdeu interesse para o trabalhador estrangeiro de baixa formação. A razão é o perfil destes imigrantes, cujos currículos se limitam a ofícios relacionados a áreas que não se reativam, como serviços e construção.

O setor de construção foi precisamente o que detonou a crise de desemprego. De 2008 a 2010 quebraram mais de 200 mil empresas do ramo, que davam trabalho a 70% dos imigrantes sul-americanos, segundo dados oficiais.

Os estrangeiros entrevistados na pesquisa responderam que querem sair da Espanha, mas temem crises políticas e econômicas na América Latina e só vêem bonança financeira no Brasil, onde criticam a falta de segurança pública.

Mais ainda assim estão convencidos de que se não encontrarem emprego até 2012, o caminho é o aeroporto. Estados Unidos, Brasil ou Argentina, na ordem dos mais votados.

ALTA FORMAÇÃO

O Brasil também aparece como opção para espanhóis de alta formação.Um estudo elaborado pela consultora Adecco e pela Universidade de Navarra indica que os espanhóis com alto grau de formação e que também foram atingidos pela crise colocam o Brasil como um dos seis destinos preferidos para emigrar por emprego.

O mercado brasileiro é visto como opção para 55% dos entrevistados, junto com Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos e Argentina. O perfil médio dos interessados em cruzar o Atlântico é de homens, entre 25 e 35 anos, com formações em engenharia, arquitetura, informática, medicina, biologia e investigação científica.


"Que engenheiro ou arquiteto não quer ir para o Brasil, de olho nas obras de infraestrutura? Está tudo por fazer, e agora há também recursos, referências de empresas espanholas já estabelecidas e a abertura ao (idioma) espanhol", disse à BBC Brasil o professor de Economia da Universidade de Navarra Sandalio Gómez, autor do relatório apresentado em janeiro.

"Essas pessoas entendem que insistir aqui é uma perda de tempo. O Brasil cresce a uma velocidade que nenhum país da Europa pode se comparar", concluiu. Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam a tendência. Até janeiro de 2011, havia 1,8 milhão de espanhóis morando em outros países; 92.260 no Brasil, um aumento de 10.071 pessoas em um ano no território brasileiro.

PROBLEMAS

Mas, apesar das oportunidades, o país perde para outros destinos em vários quesitos. Os entrevistados da pesquisa ressaltam insegurança, falta de serviços públicos de qualidade, instabilidade econômica e jurídica para quem quer criar um negócio próprio e a distância de seus lugares de origem como barreiras a levar em consideração.

O governo espanhol reforça estas conclusões. A diretora-geral do Departamento de Emigração, (que estuda as condições dos espanhóis em outros países), Pilar Pin, define como impedimentos as carências nos sistemas de seguro-desemprego, rede púbica de saúde e educação e a legislação trabalhista.

Em um relatório oficial apresentado em maio depois de uma visita a Brasília, Pin afirmou que o Brasil tem "enorme potencial com seus iminentes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, além de obras para abastecimento de energia, proteção ambiental e turismo".

Apesar disso, o relatório observa: "A legislação de implantação de empresas no Brasil é restritiva demais. Nossos trabalhadores vão com licença de obra. No final do contrato encontram muitas dificuldades para estabelecer-se por conta própria". Mesmo assim, segundo o relatório, as autoridades brasileiras calculam que faltam 1,9 milhão de profissionais de alta qualificação. Uma lacuna que os espanhóis poderiam ocupar.

Reportagem da BBC Madrid, por ANELISE INFANTE

"Noite dos Museus" na Cidade do México

Praça da Constituição (Zócalo)
Uma noite denominada "Noite dos Museus" promoverá a visita em mais de 20 instalações culturais na capital mexicana. O programa, que se realiza cada mês com entrada livre, brinda percursos especiais e atividades artísticas em mais de vinte dessas instituições culturais.

Promovem-se, os lugares declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO que se encontram o Distrito Federal, como a Casa Luis Barragán, o Campus Central de Cidade Universitária e os centros históricos de Xochimilco e da Cidade de México.

As próximas datas deste convite cultural serão nos dias 27 de julho, 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro. Desses museus, um dos mais visitados é o da Cidade de México, um palácio nas proximidades da Praça da Constituição (Zócalo), cuja construção se remonta ao ano 1536.

Do site Prensa Latina

Cuba celebrará Convenção Internacional sobre Meio Ambiente


A VIII Convenção Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento a ser realizar em Cuba de 4 a 8 de julho próximo com especialistas da Venezuela, Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Argentina, Espanha, Noruega, Estados Unidos e Equador.

No Palácio de Convenções da Havana, os especialistas cubanos mostrarão os resultados de projetos e investigações realizadas, e trocarão com especialistas de outras nacionalidades suas experiências, pontos de vista e ideias. A Convenção inclui os congressos de áreas protegidas, mudança climática, ecossistemas e biodiversidade, educação e gerenciamento ambiental, informaram membros do Comitê Organizador.

Explicaram que se incluem três colóquios sobre, direito ambiental, ordenamento ambiental, e perigo, vulnerabilidade e riscos, além de uma feira expositiva na que instituições e organismos apresentarão tecnologias, projetos e experiências.

Personalidades como o Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, e o Secretário Executivo do Convênio das Nações Unidas de luta contra a desertificação, Luc Gnacadja, darão sendas conferências magistrais na jornada inaugural, indicaram.

Também está confirmada a assistência de um numerosos grupos de vice-ministros, diretores de ministérios de meio-ambiente, faculdades universitárias e centros de investigação de vários países, bem como investigadores e professores.

Do site Prensa Latina

quarta-feira, 29 de junho de 2011

El Che Guevara, desclasificado

Ernesto Che Guevara y Fidel Castro
Ernesto Che Guevara, fumando una pipa, y Fidel Castro, a su izquierda, en Sierra Maestra, en septiembre de 1957.- ENRIQUE MENESES
El Centro de Estudios Che Guevara, que desde su fundación dirige la viuda del guerrillero cubano-argentino, Aleida March, ha decidido finalmente publicar los diarios originales que escribió Ernesto Guevara en pequeñas libretas de notas durante la lucha de Sierra Maestra. Dichas libretas fueron la materia prima que utilizó para elaborar su mundialmente famoso Pasajes de la guerra revolucionaria, su gran testimonio, mezcla de memoria y ensayo, de aquellos episodios que empezaron en la playa de Las Coloradas con el desembarcó del yate Granma, el 2 de diciembre de 1956, y acabaron el 1 de enero de 1959 con la huida del dictador Fulgencio Batista.

El libro, que será presentado hoy en La Habana, coincidiendo con la fecha en que el Che cumpliría 83 años, es publicado por la editorial australiana Ocean Press / Ocean Sur y lleva el título de Diario de un combatiente. Ha sido preparado por el Centro de Estudios Che Guevara, encargado de salvaguardar la obra y legado del legendario guerrillero. Pero no deben esperarse de él grandes sorpresas ni revelaciones extraordinarias.

La mayor parte de las anotaciones de Guevara en estas libretas son observaciones y comentarios breves sobre sucesos, combates, escaramuzas y hechos que sirvieron ya de materia prima a Pasajes de la guerra revolucionaria. Sin embargo, aun así, tienen el interés de poner de manifiesto cuáles fueron las primeras vivencias del Che al entrar en contacto con la realidad cubana -hasta ese momento solo conocía la isla y su situación a través de los ojos de Fidel Castro, su hermano Raúl y el resto de los revolucionarios cubanos en México-, y cómo sus pensamientos y sus percepciones se fueron transformando.

La propia editorial advierte que se trata de "notas muy escuetas", elaboradas "para su uso personal al no tener tiempo en aquellos momentos para desarrollarlas", e incluso admite que se puede "estar o no de acuerdo con algunas observaciones o afirmaciones" del Che.
Del "El País"

Jornal espanhol diz que Real Madrid ‘laçou’ Neymar

Neymar Barcelona Marca (Foto: Reprodução / Marca)O nome de Neymar segue em alta no mercado da bola. Na Espanha, a cada dia surge uma nova especulação envolvendo possíveis negociações com a joia do Santos. o diário madrileno "Marca" estampa em sua capa que o Real Madrid já teria ‘amarrado’ a contratação do atacante.

Segundo a matéria do periódico espanhol, o presidente merengue, Florentino Pérez, já teria chegado a um acordo com o agente do atacante e estaria disposto a pagar os € 45 milhões (R$ 102,7 milhões) de multa rescisória exigidos pela direção santista. Neymar teria um compromisso de seis temporadas, recebendo em torno de € 5 milhões (R$ 11,4 milhões) por ano e um adicional de € 1 milhão (R$ 2,28 milhões) em caso de conquistas individuais.

Ainda de acordo com o jornal de Madri, as conversas entre o clube merengue e o Santos terão início na próxima semana. A diretoria do Real estaria aguardando apenas o término da Taça Libertadores para contactar a santista. De certo mesmo é que Neymar segue focado no time alvinegro que disputará nesta quarta-feira a final da competição continental contra o Peñarol, no Pacaembu.

Do Globo Esporte

terça-feira, 28 de junho de 2011

Parceria do Santander Universidades e AfroReggae concederá bolsas de estudos na Espanha

Universidade de Salamanca - Espanha.
Nesta terça-feira,(28/6) o Santander Universidades e a ONG AfroReggae assinaram, no Rio de Janeiro, um convênio que prevê a concessão de bolsas de estudos para membros da ONG e da Polícia Pacificadora do Estado, as UPPs. O evento aconteceu na capital fluminense, no restaurante Marius Crustácius, Copacabana.

O primeiro grupo, formado por 10 pessoas, embarcará para Salamanca, na Espanha, em 2 de julho de 2011. Eles farão um curso de língua e cultura espanhola de três semanas na Universidade de Salamanca – um dos centros de ensino superior mais tradicionais da Europa. Além do benefício das bolsas de estudo, o programa contempla as passagens aéreas de ida e volta, traslados, alimentação e hospedagem na própria universidade.

O objetivo da parceria é disponibilizar ferramentas e oferecer oportunidades de inclusão social e de transformação destes indivíduos. “O Santander Universidades quer ser protagonista e pioneiro na utilização da educação como agente transformador da sociedade. Por essa razão acreditamos que essa parceria será um marco na história de todos os envolvidos”, afirma Jamil Hannouche, diretor do Santander Universidades no Brasil. Segundo ele, esta é uma oportunidade inédita de união da comunidade com a polícia e a iniciativa privada, em prol da educação.

Esta comitiva integrará a turma de 61 pessoas, entre alunos e professores universitários, que participará da segunda edição do Programa de Mobilidade Internacional Top España. Ao todo, são cerca 300 pessoas contempladas.

Em todo o mundo, o Santander Universidades já investiu mais de 2 bilhões de reais desde 1996, e foram concedidas mais de 70 mil bolsas de estudos em 15 países. Para os próximos cinco anos, o presidente mundial, D. Emilio Botín, anunciou o investimento de mais de 600 milhões de euros destinados a projetos universitários e convênios com universidades. O Santander possui uma longa parceria com o AfroReggae que se expressa em diversas iniciativas junto às comunidades do Rio de Janeiro.

O critério usado para a escolha dos bolsistas, levou em consideração a importância da capacitação em espanhol para cada membro e a aplicabilidade deste conhecimento no dia a dia da instituição e à área de atuação.

José Junior, coordenador executivo do AfroReggae, estará neste grupo de estudo
Johayne Hildefonso (Diretor Artístico), Reginaldo de Lima (Coordenador de Projetos Governamentais), José Roberto Pacheco (Coordenador do Centro Cultural Waly Salomão), Vitor Luiz Onofre Alves (Assistente de Projetos), Robson Rodrigues da Silva (Comandante das UPPs), Major Felipe Gonçalves Romeu (Comandante da UPP da Cidade de Deus), Roberto Chaves de Almeida (Inspetor da Polícia Civil e Coordenador do projeto Papo de Responsa), José Luiz Pereira Magalhães (Inspetor da Polícia Civil e membro do projeto Papo de Responsa) e Marco Aurélio Pedra de Oliveira (Inspetor da Polícia Civil e membro do projeto Papo de Responsa) embarcarão para a Espanha, no dia 2 de julho de 2011.

José Junior, coordenador executivo do AfroReggae, estará neste grupo de estudo e avalia a importância desta experiência, “é importante eu ter uma noção da língua espanhola para eu poder abrir novas frentes estratégicas sociais para o AfroReggae e para o Santander na America Latina”.

Do site "Eu, Estudante"

Seminário na UnB reunirá especialistas brasileiros e cubanos para discutir os 52 anos da revolução cubana

Seminário mostrará Cuba vista por outros ângulos.
Apresentar Cuba sob um olhar diferente do que é propagado pela mídia é o objetivo do seminário a Revolução Cubana 52 anos depois: Transformações e Desafios. Os convidados para o debate vão mostrar o lado da ilha desconhecido pelo grande público. “A solidariedade cubana, por exemplo, não é conhecida da maioria das pessoas”, destaca o professor Juarez Rodrigues, do Núcleo de Estudos Cubanos da UnB (NESCUBA). “O país está atuando ativamente na reconstrução do Haiti depois do terremoto”.

O professor destaca que Cuba está presente no país assolado pelo terremoto através de uma brigada de médica que participa do atendimento às vítimas e na formação de profissionais de saúde Haitianos. “Cuba está presente também em outros países da América Latina e mesmo da África”, destaca Juarez.

Núcleo de Estudos Cubanos da UnB está ligada a organização do evento.
O professor da Faculdade de Comunicação da UnB Hélio Doyle critica o viés tendencioso que a grande mídia trata o país caribenho. “Os jornais disseminam uma visão de Cuba que soma o desconhecimento ao preconceito”, critica. O professor vai apresentar no seminário dados que contradizem o que se vê nos meios de comunicação. “Vou apresentar dados relacionados ao último congressso do Partido Comunista Cubano, que aconteceu em abril”. O congresso aprovou mudanças econômicas no país como uma maior abertura para investimentos e a criação de cooperativas agrícolas. “São alterações que procuram se adaptar às novas realidades do mundo, sem perder de vista o sistema socialista”, destaca.

Segundo o professor Juarez, outro tema importante que será discutido durante o evento é a prisão de cinco cubanos nos Estados Unidos há 11 anos, acusados de espionagem. “O presidente Barack Obama fala em abertura política em relação a Cuba, mas mantém prisioneiros políticos no próprio país”, critica. “Nossa campanha é pela libertação deles”.

O seminário da UnB destaca ainda a relação do presidente americano, Obama, com a Cuba.
O seminário começa nesta terça, a partir das 10h, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, participará da abertura do evento. Os debates contarão com a presença de convidados cubanos: a deputada Magaly Llort, Zuleika Romay, presidente do Instituto do Livro, a jornalista Rosa Miriam Elizalde – Jornalista e o representante do Ministério das Relações Exteriores, Alberto González Casals. Falarão os professores da UnB Hélio Doyle, José Flavio Sombra Saraiva e os jornalistas brasileiros Ivan Godoy, da Radio Senado e Carlos Alberto Almeida, da TV Cidade Livre.

Veja abaixo programação:

10h – Reitor José Geraldo de Sousa e embaixador de Cuba Carlos Zamora Rodríguez.

10h20 - Palestrantes Cubanos:
Magaly Llort - Deputada
Zuleika Romay – Presidente do Instituto do Livro
Rosa Miriam Elizalde – Jornalista
Alberto González Casals – Ministério das Relações Exteriores

11h20 INTERVALO

11h30 - Palestrantes Brasileiros:
José Flávio Saraiva - Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB
Helio Doyle - Jornalista e Professor do Departamento de Comunicação da UnB
Ivan Godoy – Jornalista da Radio Senado
Carlos Alberto Almeida – Jornalista e Presidente da TV Cidade Livre
12h30 - Encerramento

Por Francisco Brasileiro - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Vídeo: "Tu recuerdo" - Ricky Martin y La Mari Chambao

Mãe de Chávez diz que reza pela recuperação do filho


Há duas semanas internado em Havana, em Cuba, recuperando-se de uma cirurgia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu no domingo (26) a bênção da mãe Elena Frías Chávez, que disse rezar por seu restabelecimento. A mensagem da mãe do presidente foi divulgada pela Presidência da República da Venezuela.

"A bênção para o meu filho amado. Que o poder de Deus o abençoe a curar-se o mais rapidamente para poder voltar”, disse Elena Chávez. "Desejo meu amor a todos que estão com meu filho e que Deus os abençoe". No blog de Chávez, postado na página da Presidência da República da Venezuela, há uma fotografia do presidente abraçado à mãe.

No último dia 10, Chávez fez uma cirurgia de emergência, em Havana, para a retirada de um abcesso na pélvis. Desde então, ele está internado e governa a Venezuela a distância. A ausência de informações sobre o estado de saúde de Chávez gera especulações, como a que ele sofre de câncer. Porém, autoridades venezuelanas desmentem essa possibilidade.

Adán Chávez, irmão do presidente, que esteve em Havana, disse que ele retornará a Caracas até o próximo dia 6. Acrescentou que Chávez se recupera bem, mas pediu que todos mantenham a torcida por seu restabelecimento.

Em Maracaibo, na Venezuela, houve uma cerimônia indígena liderada pela etnia Wayuu para reunir energias positivas em favor do restabelecimento de Chávez. Segundo os simpatizantes do governo presentes ao ritual, o ato é um agradecimento a Chávez e o reconhecimento do apoio aos excluídos. O ritual foi acompanhado pela ministra do Poder Popular para Povos Indígenas, Nicia Maldonado, por representantes da Igreja Católica e de segmentos evangélicos.
Da Agência Brasil
Em Brasília

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cultura Peruana: CAL traz para UnB espetáculo de música e dança tradicional peruana

Luiz Filipe Barcelos /UnB Agência
O anfiteatro 8 foi palco de espetáculo de música e dança tradicional peruana. O Elenco Nacional de Folclore do Peru apresentou o espetáculo “Orgullo de sentirse peruano”, em uma parceria entre Embaixada do Peru e UnB. Formado por quase trinta membros, entre dançarinos e músicos, é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil.
Do site da UnB

Vídeo: "Niña" - Reik


Veja a música acompanhada com sua letra:

"Chaves" completa 40 anos no ar

http://ofuxico.terra.com.br/img/upload/noticias/111075_36.jpg

Na última segunda-feira, o seriado mexicano "Chaves" completou 40 anos ininterruptos no ar.

Em 20 de junho de 1971, foi ao ar o primeiro episódio do personagem, no "Programa Chespirito", lá no México. Desde então, a atração do menino pobre que mora num barril é sucesso em vários países, inclusive no Brasil, no SBT.

No canal de Silvio Santos, a atração faz sucesso há 20 anos e já foi exibido em todos os horários imagináveis e possíveis.

Por Rogério Frandolozzo, do site "RD1 Audiência"

Jornal espanhol cai em pegadinha e transforma piada do CQC em furo sobre Neymar

Reprodução
Foi apenas uma das muitas piadinhas que Felipe Andreolli fez com o atacante Neymar depois da conquista do título do Santos sobre o Peñarol, na última quarta-feira. Porém, o jornal As, da Espanha, transformou a brincadeira em um furo de reportagem.

O repórter do CQC, da Band, entregou ao santista um daqueles dicionários com expressões básicas em espanhol, em geral usado por pessoas que vão viajar para um destino internacional, mas tem pouco tempo para aprender o idioma. O jornal espanhol, entretanto, estampou o “flagra” de Neymar deixando o Pacaembu com um dicionário debaixo do braço, dando a entender que o craque estaria se preparando para jogar no país em breve.

“O jornal As rompeu todos os controles de segurança para conseguir uma foto surpreendente: o que guardava como mimo era um guia rápido de língua espanhola”, diz o texto do site.
Do UOL ESPORTE

domingo, 26 de junho de 2011

Humala tem 70% de aprovação após eleição presidencial no Peru

Presidente eleito do Peru em discurso de posse na quarta-feira (15) (Foto: Reuters)

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, tem 70% de aprovação duas semanas depois de ter vencido as eleições, e uma maioria acredita que ele terá um governo ao estilo do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou uma sondagem divulgada neste domingo(19).

Humala, um nacionalista e militar reformado que moderou seu discurso radical de esquerda antes dos comícios, venceu a conservadora Keiko Fujimori com 51,4% dos votos em pleito realizado no início deste mês.

Durante a campanha eleitoral, Humala pregou sua admiração pelo modelo econômico brasileiro e se distanciou do presidente venezuelano Hugo Chávez, cujo apoio em 2006 lhe custou o fracasso em sua primeira tentativa de vencer a disputa presidencial.

O presidente eleito, de 48 anos, prepara agora sua segunda viagem pela América do Sul após as eleições no Peru, um grande produtor de matérias-primas que registra há alguns anos um forte crescimento econômico. Humala visitará na terça-feira o presidente da Bolívia, Evo Morales, e a partir de 28 de junho irá a Equador, Colômbia e Venezuela. Em sua primeira viagem, que durou uma semana, ele esteve no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Do G1

sábado, 25 de junho de 2011

Chávez reaparece no Twitter depois de 12 dias de silêncio

Reprodução do Twitter do presidente venezuelano, Hugo Chávez, em que ele lembra o Dia do ExércitoO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, rompeu nesta sexta-feira o silêncio que mantinha há 12 dias com mensagens em seu perfil no Twitter em alusão ao aniversário da Batalha de Carabobo, que representou a independência definitiva do país.

"Estou aqui com vocês na dura jornada diária! Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo! E Venceremos!", disse em sua conta @chavezcandanga o presidente, que se recupera de uma cirurgia na pélvis à qual foi submetido no último dia 10 em Havana.

"Bom dia meus candangueros! Hoje é dia do meu Exército e o sol amanheceu brilhante! Mando um gigantesco abraço aos meus soldados e meu povo amado!", diz Chávez em alusão ao Dia do Exército, celebrado nesta sexta-feira, feriado na Venezuela.

O presidente afirma ainda que a Batalha de Carabobo, ocorrida há 190 anos, "não terminou! É de todos os dias. Mando de minha trincheira o Canto Pátrio: Gloria ao Bravo Povo!!", acrescenta, em alusão ao hino nacional venezuelano.

As palavras de Chávez no Twitter são suas primeiras declarações diretas dele nos últimos 12 dias. O governante foi operado com urgência em Havana no último dia 10, quando se encontrava na etapa final de uma viagem que o levou ao Brasil e ao Equador. No dia 12, declarou em uma entrevista ao canal "Telesur" que sua convalescença não ia ser longa, mas que não podia responder "com precisão" sobre a data de seu retorno. Desde então, ficou em silêncio até esta sexta-feira.

O irmão do presidente, Adán Chávez, assinalou na quarta-feira que o líder pode retornar ao país em 10 ou 12 dias, às vésperas da cúpula presidencial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em 5 e 6 de julho em Caracas. "Não sabemos ainda exatamente quando voltará. É preciso esperar a avaliação dos médicos, mas em poucos dias, 10 ou 12, o presidente estará por aqui", disse após retornar de Cuba.

DA EFE, EM CARACAS

Aeroportos de Buenos Aires reabrem com restrição

Cinzas do vulcão Puyehue
Cinzas vulcânicas já causaram severos transtornos na aviação comercial na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia.
A Anac (Administração Nacional de Aviação Civil) da Argentina informou que os aeroportos de Ezeiza, na região metropolitana, e no Aeroparque, na região central de Buenos Aires, foram reabertos na noite desta sexta-feira, mas os voos continuam restrito.

Após reunião do comitê de crise, o último relatório do SMN (Serviço Meteorológico Nacional) informou que "a visibilidade está reduzida a 8 km devido à presença de cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue sobre a área do centro do país". A nuvem vulcânica voltou ao céu da capital argentina no final desta tarde.

O órgão argentino informou ainda que "o fenômeno e as condições de segurança operacional estão sendo avaliados permanentemente". A Anac também recomendou aos passageiros, com viagem marcada que entrem em contato com a companhia aérea contratada antes de se dirigir ao aeroporto.
Arte: Folha

"Os prognósticos iniciais para domingo são positivos, já que os ventos soprarão para o Pacífico", diz nota. Ao menos 13 voos saídos da Argentina foram cancelados hoje no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão. Hoje foram suspensos cinco voos para Buenos Aires e Rosário, das companhias Pluna, Aerolíneas Argentinas e Sol, ao mesmo tempo em que oito voos procedentes da capital argentina --da Pluna e Aerolíneas-- também foram cancelados.

No Brasil, a companhia aérea LAN informou que cancelou os voos desde e para Buenos Aires. "A companhia não operará este destino até que as condições climáticas permitam. Espera-se uma possível redução de cinzas para amanhã [25], após às 11h", diz o comunicado.

No aeroporto internacional de Ezeiza, três voos previstos para a tarde de hoje foram reprogramados para sábado (25): um da Qatar Airlines rumo a São Paulo, outro da United para San Francisco, e um da American Airlines para Miami.

O aeroporto de Bariloche (sul), situado a 100 km do vulcão Puyehue, permanecerá fechado até o dia 1º de julho, do mesmo modo que o terminal aéreo de Neuquén, também na Patagônia argentina. Desde a erupção do Puyehuye, no dia 4, as cinzas vulcânicas já resultaram em cancelamentos de voos na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália e Nova Zelândia. O vulcão ainda segue ativo.

DA FRANCE PRESSE

Japão surpreende e elimina a Argentina do Mundial sub-17

Hiroki Akino (esq.) comemora seu contra a ArgentinaA Argentina foi derrotada nesta sexta-feira pelo Japão, por 3 a 1, e está eliminada do Mundial sub-17, realizado no México. Os japoneses acabaram líderes do Grupo B, que teve a França como segunda seleção classificada para a próxima fase.

O Japão começou a construir a vitória logo aos 4min do primeiro tempo, com Takagi. Ueda, aos 20min, ampliou o marcador. Na segunda etapa, Akino fez o terceiro e sepultou as esperanças sul-americanas. Nem o golaço de Brian Ferreira, encobrindo o goleiro japonês, serviu para amenizar a dor da eliminação.

No outro jogo do grupo, França e Jamaica ficaram no 1 a 1. Lewis fez 1 a 0 para os jamaicanos e Benzia empatou para os franceses, que foram a quatro pontos no grupo, três a menos que o líder Japão. Já o Brasil lidera o Grupo F com seis pontos e enfrenta Costa do Marfim, segunda colocada, com três pontos, no domingo, na última partida da chave. Austrália, que tem três pontos, e Dinamarca, que ainda não pontuou, fazem o outro duelo.

DA LANCEPRESS

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vídeo: "Hasta la Verdad" - Javiera Mena


Javiera Mena é uma cantora chilena de indie music pop eletrônica. Ela começou sua carreira musical no Chile em 2001, mas só acabou se tornando em uma das mais relevantes artistas da música indie chilena em 2006 após o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio. Seu estilo musical tende a ser eletrônica orientada com a presença de um sintetizador.

Javiera Mena

Videos para los niños

 "Cabeza, hombro, rodilla y pie...  Ojos, orejas, boca y nariz, cabeza, hombro, rodilla y pie":


Alfabeto en Español:

Espanhóis festejam dia de São João com fogueiras e rituais


Fiel caminha sobre brasas carregando mulher nas costas durante a madrugada do dia de São João (24), na cidade de San Pedro Manrique, Espanha. Nesta data, milhares de espanhóis saem às ruas para celebrar o santo católico. O ritual consiste em acender uma fogueira e caminhar pelas brasas sem queimar a sola dos pés.

A revetlla (festa noturna, geralmente realizada ao ar livre) de São João é comemorada quando chega o solstício de verão, no dia 23 de junho. Em Barcelona e na Catalunha, a tradição é acender fogueiras em todas as praças e ruas da cidade e soltar fogos de artifício até o raiar do dia seguinte.

Em São João também se celebra a noite mais curta do ano, dançando, comendo a tradicional coca de Sant Joan (bolo a base de farinha, óleo, manteiga, ovos e amêndoas) e bebendo cava (vinho espumante, geralmente branco, produzido na Catalunha). A maior parte das festas de Barcelona que ocorrem nessa noite se concentra ao redor das praias e de Montjuïc, onde as pessoas ficam acordadas até o dia seguinte para ver o sol nascer.

Festa de São João

Um brasileiro morreu ao cair em uma dessas fogueiras

Um brasileiro de 22 anos morreu nesta madrugada devido a queimadura em La Coruña, no noroeste da Espanha, ao cair em uma fogueira, acesa por ele e outros amigos para comemorar a noite de São João.

Relatos dos oficiais indicam que o jovem estava pulando fogueiras pequenas quando se desequilibrou e caiu em uma maior, cujas chamas alcançavam mais de três metros de altura. Vizinhos da vítima, que morava no bairro de Labaño, local da festa, disseram à Efe que o jovem morava há pouco tempo na cidade.

Agentes da Polícia Civil espanhola informaram que foram avisados da morte às 00h20 (horário local). Policiais e unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, mas não chegaram a tempo de evitar que o jovem sofresse queimaduras profundas. A noite de São João é uma das mais tradicionais na cidade e reúne centenas de pessoas todos os anos, principalmente nas praias de Riazor e Orzán, onde se concentram o maior número de fogueiras.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

'Desprezo' da torcida na Argentina não preocupa goleiro Julio César


Sem badalação e “desprezada” pelos torcedores argentinos. Foi com esse panorama que a Seleção Brasileira iniciou a sua preparação para a Copa América, que será disputada entre os dias 1º e 24 de julho. Mas o clima contrário que ocorre em outras partes do mundo não incomoda o elenco canarinho. Com muito bom humor, o goleiro Julio César falou da importância do torneio país vizinho e do pouco assédio dos hermanos.

Julio César admitiu que os torcedores rivais veem a seleção nacional com o mesmo potencial dos brasileiros. E será assim durante todo o torneio.

- É normal a forma como os torcedores argentinos veem o Brasil. Isso já começa do Maradona com o Pelé (troca de farpas via imprensa). Não sei há quanto tempo rola essa rivalidade, mas essa situação do desprezo, da Seleção Brasileira não ser ovacionada aqui, vem dessa situação de rivalidade, que é normal. Mas para falar a verdade, não ligamos para isso. É gostoso ver a torcida esperando, o carinho que eles dão. É bem bacana, mas aqui não poderíamos esperar que fosse diferente – afirmou o goleiro.
Reprodução / CBF
Reprodução: CBF

O goleiro admitiu que a conquista do torneio em território argentino seria o sonho dos jogadores da Seleção e dos torcedores. E lembrou ainda que os hermanos vão querer derrubar o time canarinho na Copa de 2014.

- Para todo brasileiro, isso (vencer a Copa América na Argentina) é fato. Joguei em 2004, foi quando me firmei na Seleção, carimbei o passaporte para a Copa de 2006. Estamos diante de mais uma, na casa do nosso maior rival, e seria importante vencer. A Copa de 2014 será no Brasil e eles terão essa mesma vontade de ganhar dentro da nossa casa. Viemos para cá com o mesmo pensamento – disse o camisa 1 da Seleção.

Nesta quarta-feira, Julio César iniciou a preparação para a Copa América com o restante dos jogadores da Seleção Brasileira. A estreia da equipe comandada por Mano Menezes na Copa América será contra a Venezuela, no dia 3 de julho, em La Plata.

Por Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas
Do Globo Esporte, de Campana na  Argentina

El sueño de Peñarol cayó en mil pedazos


Se fue la Copa. Se fue para Santos. Y se acabó el sueño. Sin pesadilla, eso sí; porque, incluso, después de ir perdiendo 2-0, pero más lejos en la cancha de que lo que indicaba ese resultado, Peñarol consiguió descontar, a corazón, echando el resto, y arrimarse un poquitito, muy poquitito, a la posibilidad de plasmar una hazaña, aunque sin dejar la sensación que podía lograrla.

No hubo proeza. Miles de hinchas santistas llegaron a Pacaembú vistiendo camisetas que aludían a su consagración como tricampeones de América, y es como si hubieran adivinado. Con Aguiar casi arrastrándose por su pubalgia; con Olivera dando ventajas físicas insalvables y con la salida por lesión de Alejandro González, que se las había ingeniado para minimizar la importancia de Neymar como en el Centenario, Peñarol estuvo lejos de hacer una proeza, pese a haber dejado todo en la cancha tratando de lograrla.

En el primer tiempo, Peñarol la fue llevando. Con algunos apuros, con un par de sobresaltos, también con varias atajadas importantes de Sosa, incluso con algunos desencuentros para tomar la marca de Neymar, que a los 31´ le hizo sacar la amarilla a Alejandro González, pero… la fue llevando, al fin y al cabo.

Ese era el propósito, después de todo. Que, en lo posible, el partido se fuera yendo, se fuera estirando; se fuera alargando con el empate, y transmitiéndole al Santos la presión que siempre le cae a cualquier local que no puede ganar en su casa.

En una palabra, pese a perder en un par de pelotas de arriba que cayeron en su área, Peñarol le fue traspasando al Santos aquel apuro, y por tanto la imprecisión, que sufrieron los aurinegros en el partido del Centenario.

Claro, aunque Peñarol defendía más o menos bien, con cierta eficacia, igual estaba muy lejos de aquel que en las fases anteriores siempre dio la impresión de que podía, o tenía con qué, arrimarse al golcito salvador, al que permitiera conseguir el resultado que buscaba.

Es que, no hay caso, ya hace un par de partidos que Aguiar está poco menos que "pintado" por culpa de la pubalgia, como lo denuncian los gestos de impotencia, más que de bronca, que hizo cada tanto; y como tampoco anda fino Olivera, que perdió pelotas que antes no perdía y hasta pareció correr a contramano, pese a que esta vez Adriano no lo pudo marcar tan arriba, Martinuccio quedó muy solo, colgado, aislado.

Foto: Nelson Almeida, AFP
Al terminar la primera etapa, entonces, estaba un poco más cerca de la Copa el Santos, pero sólo eso, un poco más cerca, nada más.

Tan solo bastó un minuto y medio para que esa "sensación térmica" de que con la salida de Alejandro González por lesión, con la consecuente entrada de Albín, que naturalmente es un volante y no un marcador nato, el Santos quedaba mejor perfilado para llevarse la Copa; porque en la primera corrida del local hacia el área del visitante, que no estuvo bien parado en la jugada, Arauca llegó solo por el medio, abrió hacia Neymar que entró por la punta muy descuidado, y… ¡zás! Remate contra el palo de Sosa y 1 a 0.

Ahí, entonces, se registró un leve cambio en la "sensación térmica" del partido, y la definición misma de la Copa, al fin y al cabo: Santos estaba para campeón y era imposible que Peñarol se le impidiera. Con Santos ganando 2 a 0 el pleito estaba laudado. El cuadro de Pelé era tricampeón de América. Como estaba estampado en las miles de camisetas y banderas con que los hinchas santistas llegaron a Pacaembú, dando por descontado el desenlace. Fue por euforia. La típica euforia brasileña de sentirse ganadores de antemano; pero es como si lo hubieran adivinado. Y se les dio.
Del sitio Ovación

Neymar e Elano se envolvem em quebra-quebra com time uruguaio após tri do Santos

Neymar comemora o primeiro gol do Santos na vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol

Com o Pacaembu lotado, o time alvinegro venceu por 2 a 1 em jogo dramático e conquistou o tricampeonato da Libertadores. Em um intenso quebra-quebra com os jogadores do Peñarol.

O tumulto depois da vitória santista por 2 a 1 começou quando um homem não identificado invadiu o campo e foi em direção aos jogadores do Peñarol, que reagiram à tentativa de agressão. Em uma confusão generalizada, que envolveu até diretores e assessores das equipes, os atletas de Santos e Peñarol trocaram socos, chutes e algumas voadoras. A confusão só foi contida quase cinco minutos após o fim do jogo, quando a polícia resolveu agir.

Jogadores de Santos e Peñarol brigam ao final da partida que valeu o título da LibertadoresNeymar apareceu no início da confusão, que rapidamente se espalhou pelo gramado. No entanto, o santista logo fugiu do bolo e preferiu conceder entrevistas e comemorar o título. Na tentativa de conter o tumulto, Elano foi atingido com um chute e ficou caído no gramado, mas se recuperou pouco depois.

"Sou campeão da América pela segunda vez esse ano. Larga esses caras [Peñarol] para lá, temos que comemorar", disse o atacante, lembrando que já conquistou o Sul-AmericanosSub-20 pela seleção brasileira em 2011. "É o dia mais feliz da minha vida, eu fiz história", vibrou o santista.

A confusão entre brasileiros e uruguaios também ocorreu na área de imprensa. Torcedores santistas se revoltaram com pessoas ligadas ao Peñarol que ficaram em área reservada a jornalistas. Após o jogo, torcedores arremessaram água e cerveja, causando tumulto.

Por Bruno Thadeu, Mauricio Stycer e Thales Calipo , do Uol Esporte

quarta-feira, 22 de junho de 2011

300 policiais participarão de operação especial em Montevidéu durante a final da "Libertadores"


A grande decisão da Libertadores nesta noite não está mobilizando apenas torcedores do Santos, do Peñarol e a polícia paulista.

Em Montevidéu, um efetivo de pelo menos 300 policiais está escalado para garantir a segurança nas ruas durante e após a partida. Estarão a postos policiais do grupo de operações especiais, guardas de trânsito, patrulheiros e outras corporações. Caso haja alguma ocorrência mais grave, já há uma operação pronta para deslocar mais guardas.

Segundo o porta-voz da polícia, Juan Carlos Duré, eles estarão preparados tanto para festejos de título, quanto para eventuais manisfestações em caso de derrota do clube uruguaio.

Palco das grandes comemorações de torcedores, a avenida 18 de Julio, a principal do centro da capital, receberá maior atenção por parte das autoridades. Elas querem evitar algum torcedor mais exagerado possa destruir lojas deste que é um dos mais movimentados pontos de comércio da cidade.

Do blog "La Pelota"

Rede Globo exibe filme o "Espanglês", que retrata o desejo da emigração mexicana aos EUA

Cena do Filme

Hoje (22/06) a Rede Globo exibe no programa "Sessão da Tarde" às 16:05 o filme "Espanglês", que retrata o desejo dos mexicanos em relação a emigração aos EUA, e as dificuldades vividas por eles no novo país. O filme chamado originalmente de "Spanglish" (Espanglês), foi produzido em 2004, realizado por James L. Brooks e protagonizado por Adam Sandler, Téa Leoni e Paz Vega. Veja a seguir a sinopse do filme:

Uma doméstica mexicana, Flor Moreno, decide partir para os Estados Unidos com a sua filha, Cristina Moreno, em busca de novas oportunidades. Ao chegar, começa a trabalhar na casa de uma rica família americana. Cumprindo as suas tarefas, a mexicana vê a necessidade de aprender a falar inglês devido às dificuldades de comunicação e adaptação à nova cultura.

Sua filha, Cristina, sente-se muito empolgada com todas as mudanças, principalmente por saber falar inglês, mas ainda precisa de ser a intérprete da mãe que não entende outra língua. Entretando Flor vê-se na necessidade de aprender inglês e ao fim de um tempo começa a conseguir falar fluentemente esta língua. Flor Moreno acaba por se envolver romanticamente com o patrão após uma grande discussão entre este e Deborah Clarsky. Já no final do filme, Flor demiti-se do seu emprego levando a sua filha Cristina, consigo.

España, Brasil y Bolivia garantizan el derecho a pensión de los emigrantes

Seguridad Social iberoamericana
Inmigrantes hacen fila ante las oficinas del Registro Civil de Madrid- ÁLVARO GARCÍA
Los emigrantes entre España, Brasil y Bolivia se pueden beneficiar ya del acuerdo en materia de Seguridad Social que está en vigor para estos tres países desde el pasado 1 de mayo. Otros cinco países de la comunidad iberoamericana son también firmantes del acuerdo y lo pondrán en marcha en los próximos meses. El Convenio Multilateral Iberoamericano de Seguridad Social aspira a garantizar la cobertura mínima de la pensión de jubilación en un espacio de 611 millones de habitantes. Se trata de "un hito", de "un imposible" o de "un milagro", según los rendidos elogios que los principales artífices del convenio le dedicaron en su presentación en Madrid.

La Paz - Bolívia
Actualmente, en el espacio iberoamericano (Latinoamérica, España y Portugal) hay seis millones de migrantes. Solo en España hay un total de 648.962 ciudadanos iberoamericanos afiliados a la Seguridad Social. Entre Latinoamérica y Portugal hay 629.127 españoles. De ellos, 585.607 viven en países con los que hay convenios bilaterales en esta materia.

El nuevo convenio multilateral lo han firmado ya 11 países iberoamericanos y lo han ratificado ocho: Bolivia, Brasil, Chile, Ecuador, El Salvador, España, Paraguay y Portugal. La ratificación por parte de Ecuador se producirá "en breves días", según anunció el lunes pasado Adolfo Jiménez, secretario general de la Organización Iberoamericana de Seguridad Social, durante la presentación del nuevo instrumento multilateral en Madrid. Jiménez aseguró que en un mes lo ratificará Chile y poco después Uruguay.

El principio fundamental que inspira el acuerdo es el de la "igualdad de trato" de los trabajadores de todos los países firmantes. "No hay diferencia entre un trabajador y otro cuando se habla de pensiones contributivas", afirmó rotundo Jiménez. El Convenio Multilateral Iberoamericano de Seguridad Social garantiza las pensiones de los trabajadores de cualquier país firmante en otro país firmante.
Del "El País"

terça-feira, 21 de junho de 2011

Usuários do Youtube fazem leitura de "Dom Quixote" para aproximar a literatura espanhola da internet

Veja o vídeo de divulgação do projeto.

Um total de 4.308 internautas de todo o mundo completaram a primeira leitura global de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, no portal de vídeos YouTube, em um projeto que pretende aproximar a literatura espanhola de todos os usuários da rede.

A iniciativa, contou com o apoio e a colaboração da Real Academia Espanhola (RAE) e da Associação de Academias da Língua Espanhola (ASALE), e tem como objetivo incentivar e promover o uso do espanhol na internet, além de aproximar os usuários da rede com a obra, segundo informa a RAE em comunicado.

Reprodução/YouTube
Mais de 4 mil internautas enviaram ao canal youtube.com/elquijote suas leituras em vídeo de diferentes fragmentos da obra, que por sua vez foram revisados e aprovados por uma equipe do Centro de Estudos Cervantinos até completar a obra. Desse modo, um total de 2.149 vídeos compõem a primeira recriação completa da obra mais representativa de Cervantes, que a partir de agora, e por tempo indefinido, poderão ser acessados no canal no YouTube.

As leituras foram gravadas em quartos, salas de aula e bibliotecas, mas também no meio da natureza. O comunicado assinala que alguns foram produzidos nos moinhos de vento de La Mancha (na região espanhola de Castela-La Mancha) e até no monte Fuji, no Japão.Desde o início, o canal registrou mais de 4 milhões de visitas, procedentes de um total de 104 países, e conta já com 6 mil assinantes.

Do site Estadão

Eduardo Galeano - "Sangue Latino"


Saiba quem é Eduardo Galeano clicando aqui

Ver el video y descubra un poco de los textos del  periodista urguaio Eduardo Galeano, un gran escritor de la literatura contemporánea!

SBT programa versão de "Carrossel" para 2012


A versão brasileira da novela "Carrossel", de acordo com o SBT, será gravada a partir de outubro e tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2012. É, pelo menos, o que se informa agora, no entanto, o próprio histórico da casa no que diz respeito a datas recomenda desconfiar um pouco. Ou muito.

O processo de seleção das crianças, aproximadamente, 30, começa ainda nesta semana - e sempre observando cuidados em relação ao calendário escolar.

Quanto ao desejo de contar com Maria Fernanda Cândido no papel da professora Helena, já existe alguém encarregado disso. Uma missão complicada, porque a atriz, em seus últimos tempos de Globo, recusou seguidos chamados das novelas, razão pela qual não teve o contrato renovado. Por ser em São Paulo, cidade onde mora, a chance aumenta um pouquinho. Mesmo assim... Ana Paula Arósio, também lembrada, sem chance. Ela teria outros planos para a carreira.

Há, e isto também não se esconde, forte empenho em confirmar a presença da apresentadora infantil Maisa Silva. A sua participação, por tudo que possa representar, é avaliada como um grande negócio.

Por Flávio Ricco
Colaboração de José Carlos Nery

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Última reunião de IC do primeiro semestre


Olá pessoal, hoje (20), aconteceu nosso último encontro na aula de IC, agora só faltaremos a nos reunir no próximo semestre após as férias. Como de costume, passei aos outros integrantes do grupo, algumas informações em relação ao projeto. Além disso, fizemos um "balanço geral" nas atividades e participações do projeto no 1º semestre.

Discutimos sobre as atividades práticas que foram planejadas ao longo do mês de junho, e serão realizadas logo no mês de Agosto, então em breve terá muitas novidades sendo postadas aqui no blog. Durante o período de ressesso escolar, o blog continuara a todo vapor, trazendo sempre as novidades do mundo hispânico, e ainda iremos visitar alguns locais que são referência em relação a temática do projeto.

O primeiro semestre do projeto foi recheado de atividades e pesquisas, veja a seguir o que já realizamos:
  • Formação teórica dos componentes do grupo em relação ao tema, com pesquisas usando como referências bibliográficas livros de grandes autores e documentários profissionais. 
  • Atualização diária do blog com notícias e curiosidades da cultura hispânica. Esse foi um dos principais meios de divulgação da cultura, dentro e fora do país, pois como já foi postado aqui no blog, estamos recebendo várias visualizações de outros países, principalmente os "hispanohablantes".
  • Visita à UnB para uma entrevista com a professora Rosilei de língua espanhola (Parte I e Parte II).
  • Doação de livros de literatura para a biblioteca da professora Lina.
  • Doação de livros didáticos e literários para a biblioteca da escola. Vale lembrar que esta ainda era uma área de conhecimento que carecia de livros na escola.
  • Cartazes ilustrativos divulgando a cultura pela escola. (Veja aqui e aqui)
  • Entrega dos falsos cognatos a alunos e profissionais da instituição.


Foto tirada no mural do projeto sobre a cultura hispânica no CEM 01

Até agora realizamos essas atividades, mas ao longo do 2º semestre está sendo planeja várias outras, então continue acompanhando o blog do projeto. A seguir, se encontra alguns depoimentos dos integrantes do projeto em relação ao desenvolvimento do projeto:
  • "Gostei muito de estar desenvolvendo esse projeto sobre a cultura hispânica, aprendi bastante coisas muito interessantes da cultura, e ainda tive uma dimensão maior da importância da língua espanhola para um melhor destaque no disputado mercado de trabalho", disse a integrante Marislaine.
  • " O 1º semestre foi muito produtivo, pude notar maior desempenho do grupo a cada atividade realizada. Espero que possamos melhorar cada vez mais para que seja o melhor trabalho já apresentado na história do Centro de Ensino Médio 01. Foi muito bom as atividades práticas realizadas como a entrevista com a professora Rosilei da UnB, murais que fizemos, foi tudo muito bom!", disse a integrante Elizabete Domingos
  • "A cultura hispânica é rica em diversos aspectos, como na música, literatura, esporte, culinária, roupas, novelas e etc. Acho importante mostrar ao morador de Brazlândia um pouco da cultura dos países vizinhos de fronteira do Brasil, a copa do mundo está chegando e muitos hispânicos virão ao Brasil.", disse o integrante Edson Henrique.
  • "Estou adorando aprender sobre as danças típicas da cultura hispânica, como o flamenco e o tango!", disse a integrante Luana de Paula.
  • “Neste primeiro semestre o projeto foi bem produtivo, teve várias pesquisas e muito se fez na parte prática do projeto, divulgamos muito bem o nosso blog. Os componentes do grupo estão bastante interessados com o tema em questão. Esperamos muito mais do segundo semestre!”, disse a integrante Gabi Fernandes.
  • "Acho importante tentarmos despertar o interesse do morador de Brazlândia em relação a língua espanhola, o conhecimento de uma língua estrangeira nos proporciona diversas coisas positivas, por isso esse é o principal foco do projeto na cidade", disse a integrante Iara Ferreira.
  • "Além de ser um tema divertido, esse é um tema que traz em sua bagagem vários fatores interessantes como: política, esportes, danças, costumes e outros" disse o integrante Adriano Lin.
¡Ven a bailar en la cultura hispana tú también!

Invasão em prisão na Venezuela deixa um morto e 19 feridos

Invasão em prisão no subúrbio de Caracas, na Venezuela, deixa um morto e 19 feridos

Centenas de tropas da Guarda Nacional invadiram a prisão venezuelana El Rodeo 1 para desarmar os internos. A operação deixou ao menos um soldado morto e 19 feridos, segundo informou o ministro da Justiça, Nestor Reverol.

O número de presos mortos não foi informado. Segundo Reverol, "houve resistência por parte de alguns presos" e as forças de segurança teriam recebido tiros vindos de armas potentes.

"Nós não podemos permitir a anarquia na penitenciária. Nós pedimos que os presos mudem de atitude", afirmou o ministro enquanto ainda se ouviam tiros dentro da penitenciária. 

Do lado de fora da prisão, alguns familiares dos presos, em desespero, gritavam "ajude-os!" As tropas utilizaram gás e jatos de água para afastar os familiares, enquanto as ambulâncias chegavam para transportar os feridos. Mais de 3.500 guardas participaram da operação nas prisões de El Rodeo 1 e El Rodeo 2.

PRISÕES NA VENEZUELA

A rebelião, que começou no último domingo, deixou ao menos 22 mortos. No primeiro trimestre, 124 pessoas morreram nas prisões venezuelanas, houve um aumento de 22% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo o Observatório das Prisões Venezuelanas.

Grupos de direitos humanos dizem que Rodeo foi construída para 750 pessoas, mas agora tem 3.600. Em nível nacional, os 49 mil detentos venezuelanos vivem em um espaço criado para suportar 13 mil.
Da Folha de São Paulo

Gustavo Dudamel: "A música pode salvar o mundo"

Gustavo Dudamel em um ensaio da Orquestra Jovem Simon Bolívar

Músico erudito com pinta de astro pop parece uma contradição nos termos. Mas o jovem maestro venezuelano Gustavo Dudamel, de 30 anos, faz sucesso justamente por evocar astros do romantismo europeu. No pódio, exibe a cabeleira esvoaçante de Franz Liszt, os gestos extravagantes de Hector Berlioz e o talento para a liderança de Arturo Toscanini. Tais qualidades fizeram dele o maestro mais festejado da atualidade. Seus concertos tornaram-se eventos comparáveis a shows de música pop – sem prejuízo da qualidade, pois Dudamel é perfeccionista. 

Nesta entrevista, concedida por telefone, ele conta como começou, ainda menino, na orquestra que hoje dirige e se tornou símbolo de educação musical. O chamado Sistema, criado há 30 anos pelo mentor de Dudamel, o maestro José Antonio Abreu, desenvolveu um método de inclusão social de crianças carentes, que Dudamel divulga pelo mundo. De Caracas, no início de sua primeira turnê pela América do Sul, à frente da Orquestra Sinfônica da Juventude Venezuelana Simón Bolívar.
   Divulgação

QUEM É? Nasceu em Barquisimeto, Venezuela, em 26 de janeiro de 1981, filho de músicos. É casado com Eloisa Maturén e tem um filho, Martín, de 2 meses

O QUE FEZ? Aos 7 anos, foi violinista da Orquestra Simón Bolívar. Aos 18, diretor da orquestra. Dirige as orquestras Simón Bolívar, Sinfônica de Gotemburgo, da Suécia, e Filarmônica de Los Angeles

O QUE APRESENTA? Na turnê, toca obras de Mahler, Ravel e Carlos Chávez. Em São Paulo (20 e 21) e no Rio de Janeiro (22 e 23)

Quando o senhor esteve no Brasil, em 2001, não passava de um menino. Como é voltar ao país como astro internacional?

Gustavo Dudamel – Sou parte do Sistema, um projeto que mudou a vida de muitas crianças – e mudou a minha junto. Faço parte de um grupo que surgiu, cresceu e se desenvolveu com o trabalho consistente do maestro Abreu. Comecei tocando violino na orquestra. Estudei, me esforcei e me tornei diretor artístico dela. Hoje quero ver o Sistema funcionando por toda parte. A emoção de apresentar nossa arte em um país irmão é intensa. Quando nos apresentamos em Brasília, dez anos atrás, ainda integrávamos uma orquestra infantil. Agora somos artistas consagrados. Estamos mostrando obras de compositores latino-americanos, como (o mexicano) Carlos Chávez e Villa-Lobos, mas também peças sinfônicas desafiadoras da tradição europeia. É o caso da Sinfonia no 7, de Gustav Mahler. É uma proeza, mas não me considero nela um astro solitário.

O senhor acha possível implementar um projeto de educação musical como o Sistema em outros países?

Dudamel – Sei que há vários projetos sociais que envolvem educação artística na América do Sul, no Brasil, por exemplo. Não encaro a inclusão social como uma necessidade apenas dos países pobres. As necessidades das crianças são as mesmas em toda parte. O anseio pela beleza acontece em Caracas, em Los Angeles e em Gotemburgo. Vivo nesses três mundos simultaneamente, e todos estão interligados. Tenho levado adiante experiências incríveis em todos esses lugares. E em muitos outros. A prática musical, e não apenas a audição, é um exercício de disciplina e liberdade. É algo essencial para a vida. Se o Sistema fosse implantado no Brasil, tenho certeza de que seria um sucesso, pois, afinal, é um país musical.

Qual é sua opinião sobre a obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos?

Dudamel – Para mim, Villa-Lobos é um dos grandes mestres, ao lado de Mahler e Stravinsky. Por isso, sempre tocamos as obras dele.

Qual é a função da música no mundo atual?

Dudamel – A música tem a missão de salvar o mundo. Estamos experimentando a degradação da sensibilidade – e só a música pode restituir a dignidade às pessoas. Todos têm direito à beleza. E não exatamente beleza material. Pode parecer romantismo, mas restabelecê-la é uma tarefa real.

"O maestro todo-poderoso é um modelo ultrapassado.
Só causa constrangimento e revolta"

O senhor contraria a imagem consagrada do maestro ditador. Qual é seu modelo de batuta?

Dudamel – O maestro todo-poderoso é um modelo ultrapassado. Já mostrou que só causa constrangimento e revolta. Houve grandes ditadores da batuta no passado, mas um de meus modelos é o regente italiano Arturo Toscanini. Dizem que ele era insuportavelmente rigoroso durante os ensaios. Toscanini era obcecado pela perfeição e pela fidelidade à partitura. Mas também tinha um coração de ouro, prestigiava seus músicos, fazia-os crescer profissionalmente e até os ajudava nos momentos difíceis. Sou um pouco diferente. Em todos os lugares onde atuo, procuro ser um músico como qualquer outro. O maestro atual deve incentivar, deve fazer parte da orquestra. Claro que sem abdicar da liderança. A capacidade de liderar, ensaiar e estimular os músicos é fundamental.

O que o senhor persegue como artista?

Dudamel – Acho que todo músico, e aí incluo a figura do maestro, deve buscar oferecer sua concepção sobre determinada obra. Uma visão que renove e torne a obra surpreendente aos ouvidos do grande público. E que se distinga da abordagem de outros regentes. Perseguir a originalidade é manter a tradição pulsante. Se o maestro não fizer isso, estará apenas repetindo regras, e não fazendo arte.

Como o senhor faz para dividir sua vida entre Los Angeles, Caracas e Gotemburgo?

Dudamel – O entusiasmo e a confiança que gozo das orquestras com que trabalho me tornaram incansável! Além disso, é fascinante observar as diferenças entre as três culturas. Os modos de executar, de ouvir música e até de se comportar em público são muito diferentes. O divertido é levar e trazer informações e lições.

Quais são os desafios do maestro neste início de século XXI?

Dudamel – A música clássica sempre teve seu ritual, sua hierarquia, seu modo de produção, que é idêntico em toda parte. Mas até esses rituais têm mudado. Nesse processo, é preciso quebrar a rotina, levar as pessoas às salas de concerto e os jovens a praticar música. Não importa se a maior parte deles não vai seguir carreira musical. O contato com a arte fará deles cidadãos melhores.

Entrevista feita pela revista Época