Quadro "Música Espanhola" de Pablo Picasso |
Ano passado, 2010, foi implantado o ensino da língua espanhola na rede pública de educação pela lei 11.161. No Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, essa disciplina é lecionada pela professora Rejane Rodrigues, formada pela Universidade de Brasília. A metodologia usada pela professora envolve um trabalho escolar em que os alunos trabalham com a música em sala de aula.
O grupo de quatro componentes escolhe uma música em espanhol de um determinado cantor pré-selecionado pela professora e após isso faz cópias para os outros alunos da turma, para que todos passam acompanhar a música. A letra da música deve vir com os espaços para que os outros alunos completem as palavras da letras que estão faltando, para isso, o aluno deve ouvir com atenção a canção que o grupo está passando no momento da apresentação. Após execução da música por completo, os integrantes do grupo corrigem as palavras retiradas da letra original pausando a música quando for necessário. Ao fim, o grupo, juntamente com a classe cantam a música em questão.
Segundo a professora, o objetivo da atividade com a música é fazer com que os alunos adquiram, aos poucos, o vocábulo espanhol, praticando a parte escrita, escrevendo as palavras que faltam na letra da música, e a parte oral, onde os alunos cantam a música em questão. Os cantores são pré-selecionados para que o aluno tenham conhecimento dos cantores mais famosos que cantam em espanhol (Shakira, Juanes, Jesse y Joy e outros), no entanto, existem bimestres em que o aluno é livre na escola da música, desde que tenha um conteúdo apropriado ao ambiente escolar. A atividade é importante para a aprovação do aluno no final do bimestre, já que a nota da participação do aluno está inclusa esta atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário