sábado, 14 de maio de 2011

Protesto reúne 30 mil no Chile contra construção de represas na Patagônia

O movimento foi uma das maiores manifestações dos últimos anos no país, segundo o polícia. (Foto: Martin Bernetti / AFP)
Essa foi uma das maiores manifestações do Chile, constata a polícia local. (Foto: Martin Bernetti / AFP)
Ao menos 30 mil pessoas marcharam na noite desta sexta-feira (13) pelo centro de Santiago (Chile) em protesto pela construção de cinco represas na Patagônia chilena. Segundo a polícia, o movimento foi uma das maiores manifestações dos últimos anos no país. As represas receberam sinal verde na segunda-feira (9) de uma comissão ambiental. Os manifestantes avançaram pelo centro de Santiago até chegar às imediações do palácio presidencial de La Moneda, onde foram dispersados pela polícia, gerando um confronto generalizado.

Os manifestantes lançaram pedras contra a polícia e destruíram vitrines de lojas, enquanto os policiais utilizavam jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP. A polícia deteve vários manifestantes, mas ainda não há um boletim sobre o número de presos.

Trinta mil protestam no Chile contra construção de represas na Patagônia (reprodução / globonews)

Defendido pelo governo do presidente chileno, Sebastián Piñera, que o considera vital para o crescimento econômico do país, o projeto é um empreendimento conjunto da espanhola Endesa - controlada pela italiana Enel - e da chilena Colbún, que planejam um investimento total de mais de 7 bilhões de dólares. As obras devem começar em 2014.
                                                                                                                                                     Da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário