segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conheça o curso de Letras - Espanhol da UnB


A Licenciatura em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana visa à formação de docentes para o ensino fundamental e médio em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola. Visa a atender a evidente demanda da rede do ensino público e particular do DF e entorno, indo ao encontro da solução de dificuldades amplamente constatadas, sobretudo na formação do especialista em Língua Espanhola, visa também a formar, em nível universitário, profissionais do Distrito Federal.


Os princípios e metas fundamentais da licenciatura em Língua Espanhola são os seguintes:
  • centralização da formação do professor na realidade sócio-econômica e cultural do país, de modo que o processo acadêmico a ser desenvolvido venha a contribuir para que o docente atenda às necessidades requeridas pelo contexto educacional no qual se insira;
  • formação de professores capazes de repensar o universo do ensino da língua espanhola e da sua literatura, tendo como alvo principal o ensino público brasileiro;
  • desenvolvimento de uma política educacional, que leve em conta a prática da linguagem em suas diversas variedades, sem perder de vista a língua padrão espanhola, sua correção e adequação;
  • efetiva integração do futuro docente à teoria e prática da aprendizagem e do ensino da língua espanhola capaz de assegurar a aquisição do saber e a competência para o ensino;
  • integração daquelas funções da universidade que pressupõem envolvimento do professor: ensino, pesquisa e extensão, com a produção do conhecimento, cujo objetivo maior é propiciar melhores condições de vida à comunidade.
Em síntese, a Licenciatura noturna Letras  Espanhol proporciona ao aluno uma sólida fundamentação teórica,  metodológica, didática e lingüística para que o licenciado, por meio de uma formação geral e específica, possa exercer a profissão competentemente. A formação do profissional de Letras Espanhol é primordialmente dirigida ao ensino, no entanto ele também pode exercer funções ligadas a atividades administrativas no serviço público, prestar assessorias diversas, trabalhar com revisão de textos e editoração. O Instituto de Letras da UnB busca formar profissionais capazes de uma atuação competente, crítica e transformadora da realidade.


Gostar de literatura é um fator a se considerar.
Perfil: Quem pretende ingressar no Curso de Letras deve estar ciente de que vai receber uma formação ampla e aprofundada dos conteúdos específicos do Curso, os quais se subdividem em três grandes áreas: formação em teoria e análise lingüística, formação em língua portuguesa ou na língua estrangeira objeto da sua habilitação, formação em teoria literária e na literatura específica da habilitação. Os licenciandos (futuros professores) recebem também uma formação na área pedagógica. O futuro profissional de língua/linguagem deve, ainda, desenvolver autonomia, discernimento e capacidade de refletir a respeito dos problemas com os quais vai se deparar em sua prática, para que possa construir alternativas teórico-metodológicas adequadas à realidade social com que irá se confrontar, no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho: Os licenciados em Letras atuam como professores da língua correspondente à habilitação em que se formaram. Essa atuação pode se dar em escolas de nível fundamental e médio, públicas ou privadas, em escolas de idiomas, ou em cursos de diversas naturezas. Licenciados são preparados também para desenvolver pesquisa acadêmica, na área de sua formação.

O curso na UnB: O Instituto de Letras (IL) oferece três cursos, com 15 habilitações possíveis. No período noturno, o IL disponibiliza a licenciatura em Espanhol, Japonês e Português, e o bacharelado em Tradução-Espanhol. O estudante receberá uma formação ampla e aprofundada dos conteúdos específicos do curso, os quais se subdividem em três grandes áreas: formação em teoria e análise lingística, formação em língua portuguesa ou na língua estrangeira escolhida, formação em teoria literária e na literatura específica da habilitação. Os futuros professores também são capacitados na área pedagógica.

Infraestrutura: Ressalta-se que não basta falar e conhecer a gramática do idioma escolhido. É fundamental dedicar-se ao aprendizado da linguística, da literatura e da leitura crítica de textos. Além disso, estudantes da licenciatura precisam fazer estágio em uma escola da rede pública. Já os futuros bacharéis aplicam o que aprenderam na sala de aula no Serviço de Apoio Linguístico, que funciona como um tira-dúvidas da comunidade acadêmica e em geral.

Saiba Mais
Habilitações: Letras - bacharelado em Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e em Línguas Estrangeiras Aplicadas; e licenciatura em Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Japonesa e Português do Brasil como Segunda Língua;
Tradução - bacharelado em Inglês, Francês e Espanhol
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Campus: Plano Piloto
Turnos: diurno (Francês, Inglês, Português, Português do Brasil como Segunda Língua, Tradução/Inglês e Tradução/Francês, Língua Estrangeira Aplicada) e noturno (Espanhol, Português, Japonês e Tradução/Espanhol)
Vagas por semestre: Português (30 diurno e 40 noturno), Francês (26), Inglês (22), Português do Brasil como Segunda Língua (30), Tradução/Inglês (22), Tradução/Francês (18), Espanhol (30), Japonês (30), Tradução/Espanhol (25) e Língua Estrangeira Aplicada (20).
Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Telefones: (61) 3307 2855 / 2360

Um comentário:

  1. ¡Enhorabuena por el blog!
    Espero tener estudiantes de este grupo en el curso de Letras-Espanhol de la UnB.

    ResponderExcluir