quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aventureiros? Francisco Pizarro e Hernan Cortez os colonizadores espanhóis que dominaram as civilizações pré-colombianas


Que tipo de homem é capaz de sair da Espanha natal para enfrentar os perigos das salvas e montanhas de um continente quase desconhecido? De suportar as maiores dificuldades por anos a fio? Corajoso e enérgico e talvez desesperado a ponto de não respeitar nada a não ser sua ambição. Avaliação você, amigo leitor:
Francisco Pizarro conquistou o Peru. Em 1533, tomou  Cuzco, a capital inca. Analfabeto de pai e mãe, sabia enxergar de longe o ouro. Traiu, sequestrou e assassinou o rei dos incas, Atahualpa. Seus homens pegavam os índios, furavam-lhe os corpos com espetos, os penduravam e os deixavam assar lentamente na fogueira.

Hernán Cortez tinha curso universitário e aprendeu algo que geralmente as faculdades não ensinam: assassinar. Vestia-se com elegância e, na América, suas pegadas deixavam rastros de sangue e de morte. Em 1521 ele e seus soldados tomaram Tenochtitlén, a capital asteca. para comemorar, atiraram as crianças índias aos cães famintos.

Qual dos dois teria sido mais brutal? O analfabeto ou o letrado? Dúvida macabra. Malvados simplismente ou resultado das contradições da sociedade feudal da época?

Texto retirado do livro "Nova História Crítica", de Mario Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário