quarta-feira, 25 de maio de 2011

Artista contemporânea brasileira tem suas obras expostas em museu de Madrid


Contribuição: EFE, Folha de SP
A arte sensorial e participativa de Lygia Pape, um dos nomes de referência da arte contemporânea brasileira, será exibida no Museu Rainha Sofia de Madri na primeira exposição monográfica dedicada à artista na Europa. Apesar da variedade de disciplinas que Lygia Pape se envolveu em sua trajetória, o que o que torna especial sua obra e a diferencia de outros artistas é a utilização do livro como elemento comum. Lygia Pape nasceu em Nova Friburgo em 1927 e morreu em 2004 no Rio de Janeiro.

O diretor do museu "Rainha Sofia" na capital espanhola disse que apesar da obra da brasileira se manifestar de várias formas, o livro é o elemento principal da artista, "hay un elemento común que ella celebra" disse Manuel. A exposição "Lygia Pape espaços imantados" reune cerca de 250 obras entre pinturas, relevos e performance, apresentadas por meio de objetos, vídeos, fotografias, poemas, colagens que estão expostos até 03 de outubro.

Em espanhol, Laura Pape, filha da artista, participou da abertura da mostra e se disse surpresa pela qualidade das obras que foram escolhidas para integrar o espaço, "para mí es una gran sorpresa!", disse ela. A mostra também põe em evidência o lado crítico da artista, com as obras "Caixa de Baratas" e "Caixa de Formigas", uma crítica explícita a arte mumificada dos museus e a condição marginal da população.


Veja algumas obras da artista que estão expostas na Espanha:


Caixa de Baratas

A Roda

O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário