quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por Gibraltar, reis espanhóis ameaçaram faltar casamento real britânico

Família Real Espanhola
Por pouco, um incidente diplomático não corta mais autoridades da lista do casamento do príncipe William e Kate Middleton - do qual o embaixador da Síria foi desconvidado por causa dos conflitos em seu país. Desta vez, seriam nada menos que os membros da família real da Espanha.

Tudo por causa de Gibraltar, um território inglês na Península Ibérica pelo qual a Espanha quer soberania, uma reivindicação ignorada pelo Reino Unido. Semana passada, uma patrulha britânica interpelou policiais espanhóis quando eles apreendiam uma embarcação suspeita de transportar drogas em águas próximas a Gibraltar. Queriam proibi-los de seguir adiante com a operação. Armou-se um quibrocó, que terminou com uma queixa formal do governo da Espanha à Inglaterra. Qualquer incidente que envolva o território é sempre motivo para que Espanha e Reino Unido se biquem. Em 1981, os reis da Espanha simplesmente cancelaram presença no casamento do príncipe Charles com Diana depois de o casal divulgar que passaria parte da lua de mel em Gibraltar.

É que a visita de autoridades inglesas ao território é vista sempre como uma ofensa para a Espanha. No início do ano, ante boatos de que o príncipe Charles e sua mulher Camila Parker Bowles passariam por Gibraltar em viagem à Espanha, a Casa Real Espanhola ameaçou cancelar a recepção da família real ao inglês. Mas a programação foi mantida porque Charles desistiu da esticada em Gibraltar. Também no episódio da semana passada, as tropas britânicas recuaram, os policias espanhóis seguiram com a lancha suspeita e a família real não precisou guardar no armário as vestimentas para o casamento de William e Kate.

Blog "Pelo Mundo", Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário