segunda-feira, 16 de maio de 2011

Espanhol e Português: Essas são as únicas línguas faladas na América Latina?

Comunidade quéchua no Peru.
Muita gente pensa que nos países da América Latina são faladas apenas duas línguas, espanhol e português. O castelhano ou espanhol é falado por 62% dos latinos-americanos, mas apenas 54% o têm como língua materna,  é também a única língua oficial de 16 dos 21 países latino-americanos. As cinco exceções são: Brasil (português), Haiti (francês), Porto Rico (duas línguas oficiais: espanhol e inglês), Paraguai (espanhol e guarani) e Peru (espanhou, quéchua e aimara).

Há dois países onde não só o castelhano mas também certas línguas indígenas têm estatuto oficial: Peru e Paraguai. No peru, o quéchua e o aimara são reconhecidos como oficiais pela constituição, mas num papel secundário: na prática, são reconhecidas apenas para serem usadas e ensinadas dentro das respectivas comunidade indígenas e não há nenhuma tentativa séria de tratá-las como línguas nacionais. Já no Paraguai,  o guarani é realmente a segunda língua nacional, ensinada em todas as escolas.

Índios guaranis
O moderno guarani paraguai é sem dúvida um caso especial: 60% da população paraguaia o fala na vida familiar, reservando o castelhano para os contatos mais formais. Deriva do dialeto sulista da língua tupi-guarani, outrora falado pelos índios guaranis (também conhecidos como carijós) que vivem no sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai. O guarani foi preservado graças ao sistema educacional dos jesuítas, cuja tradução foi mantida pelos seus sucessores franciscanos e, depois da independência, pelo sistema oficial de educação pública. Há também dezenas de milhares de falantes puramente indígenas de dialetos guaranis no Paraguai, Argentina, Bolívia e Brasil.

O quéchua, do qual existem seus dialetos principais no Peru e outros mais na Bolívia e no Equador, é de longe a língua indígena mais importante. É a única, além do tupi-guarani, a contar com uma produção literária posterior à colonização, desenvolvida principalmente em Cuzco.

COSTA, Antônio Luiz Monteiro Coelho. As línguas da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário