terça-feira, 31 de maio de 2011

Professora mexicana é homenageada por acalmar crianças durante tiroteio

Martha Rivera Alanis recebeu homenagem do governador do Estado, Rodrigo Medina (Foto: Reuters)
Martha Rivera Alanis recebeu homenagem do governador do Estado, Rodrigo Medina (Foto: Reuters)

A professora mexicana Martha Rivera Alanis foi condecorada nesta segunda-feira por ter conseguido acalmar as crianças de uma pré-escola em Monterrey durante um tiroteio ocorrido em local próximo. Martha gravou a cena em seu celular na última sexta-feira e o vídeo ganhou repercussão no YouTube. Na gravação, Martha é vista pedindo às crianças - de em média quatro anos de idade - que se mantenham abaixadas e com a cara no chão enquanto, ao fundo, se ouvem tiros.

Para acalmar os alunos, ela pede que eles cantem canções. Para o governo de Nuevo Leon, onde fica Monterrey, no norte do país, a ação de Martha é 'um exemplo para todos'. Ela recebeu uma homenagem do governador do Estado, Rodrigo Medina. Em seguida, disse ter sentido medo durante o episódio, 'mas me ajudou estar com meus alunos'. Ela também declarou, via Twitter, que o vídeo foi postado na internet por 'terceiras pessoas' e que não pretendia ganhar notoriedade.

Cinco pessoas morreram no tiroteio, em um ponto de táxi próximo à pré-escola, em mais um capítulo da guerra do narcotráfico no México. De acordo com o jornal mexicano El Universal, citando estatísticas do governo federal, mais de 34,6 mil pessoas foram mortas entre dezembro de 2006 e dezembro de 2010 em episódios relacionados ao crime organizado no México.

Veja o vídeo da gravação:



En español...

Una maestra de guardería demostró gran valentía al conseguir que un grupo de niños se mantuviera bocabajo cantando durante un tiroteo en México. La docente grabó un video que demostró su aplomo y lo subió a Internet, convirtiéndose rápidamente en un éxito.

Las autoridades mexicanas homenajearon a Martha Ivette Rivera Alanis por proteger a niños de cinco y seis años, de la guardería Alfonso Reyes en Monterrey, capital del estado de Nuevo León. La balacera ocurrió en una parada de taxis pirata ubicada cerca de la guardería. La Policía dijo que un grupo armado asesinó a cinco personas que se encontraban en el lugar.

El gobernador de Nuevo León, Rodrigo Medina, reconoció a la maestra "por su valor, devoción y el coraje para enfrentar la situación de riesgo" y le entregó un reconocimiento, informó el gobierno en un comunicado.

Um comentário:

  1. Muito massa esse prof, essa sim é uma professora . O Brasil necessita de professores assim . Falta muito ..

    '-'

    ResponderExcluir