sábado, 23 de julho de 2011

Peru vence, acaba com o sonho da Venezuela e confirma terceiro lugar na Copa América

chiroque peru gol venezuela (Foto: Agência EFE)
 Agência EFE
Apontada como a pior seleção do continente, a Venezuela tinha chance de fazer ainda mais história na Copa América. A seleção que vinha surpreendendo até aqui, no entanto, não conseguiu segurar o Peru, que venceu por 4 a 1, neste sábado, em partida disputada em La Plata, e acabou ficando com o terceiro lugar do torneio. Os venezuelanos se conformaram com a quarta colocação. Neste domingo, às 16h (de Brasília), Uruguai e Paraguai decidem o título.

Para os peruanos, que já foram campeões continentais em 1939 e 1975, voltaram a ficar entre os três primeiros colocados, posição que não ocupavam havia 28 anos. Já a Venezuela, apesar sair derrotada, também tem motivos para comemorar, já que a seleção conquistou seu melhor resultado na história de uma Copa América.

Para chegarem até a disputa do terceiro lugar, as duas seleções, que antes do torneio eram apontadas como meras coadjuvantes, conseguiram surpreender. A Venezuela, por exemplo, empatou com Brasil e Paraguai, além de derrotar o Equador, na primeira fase. Nas quartas de final, superou o Chile e acabou perdendo, nos pênaltis, para os paraguaios na semifinal.

Já o Peru venceu apenas o México na primeira fase, mas conseguiu se classificar mesmo empatando com o Uruguai e perdendo para o Chile. Nas quartas de final, surpreendeu a Colômbia, ao vencer por 2 a 0, mas no reencontro com os uruguaios, acabou sucumbindo pelo mesmo placar.

Na primeira etapa, os dois times fizeram um jogo equilibrado, mas o Peru conseguiu aproveitar uma das chances criadas e, com Chiroque, saiu na frente. Na segunda etapa, os venezuelanos se complicaram ainda mais, quando Rincón foi expulso. Logo após, Guerrero marcou o segundo, Orozco conseguiu descontar, mas novamente Guerrero, artilheiro da Copa América (cinco gols), voltou às redes duas vezes e garantiu a vitória aos peruanos.

Independentemente do resultado da partida deste sábado, as duas seleções já comemoraram a classificação atingida nesta Copa América já que, com esta campanha, Peru e Venezuela passaram a sonhar ainda mais com uma das vagas na Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil.
Do UOL Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário