quinta-feira, 28 de julho de 2011

Acordo: Espanha e Brasil promovem rede mundial de doação de alimentos

Espanha e Brasil se propõem generalizar um tipo de cooperação internacional para atender à crise alimentar que conseguiu reduzir significativamente o custo dessas operações e incorporar novos países como doadores de ajuda. Em 2009, através de uma conversa informal entre o ex-presidente Lula da Silva e o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, o Brasil solicitou à Espanha ajuda para dedicar à ajuda internacional 40 mil toneladas de alimentos, procedentes de seu bem-sucedido programa Fome Zero.

O Brasil precisava de um parceiro experiente em um âmbito que até então não fazia parte de sua política externa. O resultado foi a maior operação logística já feita pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O órgão espanhol se encarregou de conseguir o transporte dessa gigantesca quantidade de arroz, milho e leite em pó para o Haiti, Cuba e Honduras, que acabavam de ser atingidos pelos furacões Ike e Gustav.

O diretor da Aecid, Francisco Moza, afirmou na semana passada que o Brasil é um "parceiro fundamental para a cooperação espanhola" e que as operações de irmanação serão apresentadas na próxima reunião do G-20 como exemplo de cooperação. A Espanha criou um fundo específico para essas operações de 10 milhões de euros, que Moza apresentou na segunda-feira passada ao Programa Mundial de Alimentos.

El País
Pablo Ximénez de Sandoval
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário