domingo, 10 de julho de 2011

Integrantes do projeto participam de uma reunião com o NESCUBA da UnB

Gabriele e Marcos na sala do NESCUBA na UnB.
Na última terça feira, 05, dois integrantes do projeto, Marcos Roberto e Gabriele Fernandes, foram à UnB para uma reunião com o NESCUBA (Núcleo de Estudo Cubanos) do Centro de Estudos Aplicados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

O NESCUBA é um núcleo de estudos com o intuito de desenvolver ações relacionadas à difusão da realidade cubana e ao intercâmbio entre Brasil e Cuba. Os integrantes do núcleo são professores, universitários da UnB e pesquisadores interessados em analisar a realidade cubana. Quase todos os membros do núcleo já tiveram a oportunidade de visitar Cuba.

Juarez e Ricardina, membros do núcleo
Em uma reunião produtiva e esclarecedora, os membros do NESCUBA colocaram em evidência os seus interesses em relação a Cuba, sendo eles os mais variados possíveis, como a questão de reforma agrária, a participação da mulher na Revolução Cubana, a liberdade de credo, a educação, saúde, distribuição de renda e etc. Percebe-se que o fato que mais chama a atenção de todos é a política cubana, que a partir de uma ideologia socialista, o país consegue se manter estável mesmo após o bloqueio econômico norte americano.

O advento da Revolução Cubana e os pensamentos de Che Guevara, Fidel Castro e José Matír é o que sustenta a base teórica do núcleo. Outro fato que deve ser mencionado, é que a partir das idéias proporcionadas por essa base teórica, os membros do grupo tentam adaptá-las a realidade brasiliense, sempre buscando como referência a ideologia socialista, do bem social. Todos os membros do grupo são ligados a questões políticas e organizações que lutam por questões sociais como MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) e CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Foi ressaltado ainda durante a reunião que, o ensino público de Cuba é uma das melhores do mundo, sendo o primeiro país a erradicar o anafalbetismo da população. Hoje, 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever. A saúde pública de Cuba é outro exemplo a ser seguido, podendo ser comparado a um sistema de saúde de primeiro mundo, os cidadãos não precisam de um plano de saúde para um bom atendimento, ao contrário da realidade vivida no Brasil. A expectativa de vida ao nascer em Cuba é de 75 anos para os homens e de 79 para as mulheres.

Foto durante a reunião.
Durante a reunião, os integrantes do grupo puderam explicar aos membros do NESCUBA sobre o projeto "¡Ven a bailar en la Cultura Hispana!", e comunicaram a eles a necessidade da comunidade escolar ter um conhecimento maior sobre Cuba, quebrando os estereótipos que envolvem a sociedade deste país, para isso, foi levantada a hipótese de haver um seminário na escola. Além disso, os integrantes do grupo foram convidados a apresentar o projeto na semana de extensão na UnB na data provável de setembro.

Em suma, a reunião com o NESCUBA foi muito produtiva, pois ampliou os conhecimentos do grupo em relação a este país singular pela sua política social e por sobreviver aos contínuos boicotes norte americano ao país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário