segunda-feira, 18 de julho de 2011

Demografia: Peru e a sua sociedade multiétnica


A população peruana é formada por descendentes de ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses. A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos primeiros europeus. Em sua maioria, são mestiços.

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 pessoas em 100 anos.

Você sabia que um dos estados (províncias) peruano tem o mesmo nome de um estado brasileiro? É o estado do Amazonas, localizado na fronteira com o Equador.

Com cerca de 29 milhões de habitantes, o Peru era o quarto país mais populoso da América do Sul em 2007. A taxa de crescimento demográfico caiu de 2,6% para 1,6% entre 1950 e 2000, a população deverá atingir cerca de 42 milhões de pessoas em 2050.

Em 2007, 75,9% viviam em áreas urbanas e 24,1% nas zonas rurais. Suas maiores cidades são Lima, lar de mais de 8 milhões de habitantes, Arequipa, Trujillo, Chiclayo, Piura, Iquitos, Cusco, Chimbote e Huancayo, que relatou mais de 250.000 habitantes no censo de 2007. Na região amazônica, existem 16 famílias etnolinguísticas e mais de 65 grupos étnicos diferentes. Depois do Brasil e da Nova Guiné, o Peru tem a maior número de tribos isoladas em todo o mundo.

As leis feitas para proteger os povos indígenas não são sempre respeitadas pelo governo peruano ou pelas empresas, tais como Perenco, Repsol YPF e Petrobras, que procuram explorar os recursos naturais de suas terras.

Após a independência, houve um gradual imigração europeia da Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha. Chineses chegaram na década de 1850 como uma substituição de trabalhadores escravos e desde então se tornaram uma grande influência na sociedade peruana. Grupos de imigrantes árabes e japoneses também foram para o país.
Adaptado do Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário