quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Las Fiestas de San Fermín": Espanha abre festival de São Firmino em Pamplona

Foliões participam da abertura do festival de São Firmino Pamplona, na Espanha

As "Fiestas de San Fermín" ou, mais popularmente e de forma praticamente oficial, Sanfermines, são as festas em honra a São Firmino, um santo natural da cidade, co-padroeiro de Navarra e padroeiro da diocese da cidade, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona..

Os festejos começam dia 6 de julho, às 12 horas, com o chupinazo (lançamento de foguete) da sacada do Palacio Consistorial (sede do governo municipal), e terminam à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida Pobre de mí. Uma das atividades mais famosas das Festas de São Fermin é o encierro (corrida de touros), que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, por três ruas do centro histórico de Pamplona, que culmina na praça de touros da cidade. Os encierros realizam-se todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos.

Com os tradicionais lenços vermelhos, grupo participa da abertura das festas de São Firmino, na Espanha
Com os tradicionais lenços vermelhos, grupo participa da abertura das festas de São Firmino, na Espanha
Desde 1922, 15 pessoas morreram na libertação dos touros pelas ruas. O último caso foi em 2009. A festa tem uma origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenômeno relativamente recente. O escritor estado-unidense Ernest Hemingway foi um dos que mais contribuíram para propagar essa fama com seu livro Fiesta (O Sol Também se Levanta, no Brasil).

Esta festa é considerada uma das maiores celebrações do mundo, assim como o Carnaval do Rio de Janeiro ou da Oktoberfest de Munique.
Texto do Wikipédia
Fotos da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário