terça-feira, 9 de agosto de 2011

Rayssa Costa, brasiliense, vence torneio e confirma presença no Pan-Americano de Guadalajara no México

Breno Fortes/CB/D.A Press
A esgrimista brasiliense Rayssa Costa carimbou, ontem, o passaporte para o Pan-Americano de Guadalajara, no México. Em casa, ela venceu o Torneio Nacional de Brasília e consolidou a primeira posição no ranking brasileiro de espada, que dá a vaga para os jogos. Apesar de 28 fortes competidoras terem participado das eliminatórias, o maior confronto que Rayssa teve que encarar foi contra a conterrânea e ex-companheira de clube Cleia Guilhon.

As duas brasilienses se encontraram nas quartas de final. O jogo durou os 15 minutos estipulados pela organização e não foi fácil. O fato de as competidoras terem treinado juntas por muito tempo e se conhecerem bem fez com que os assaltos fossem bastante disputados. Tecnicamente emparelhadas, a diferença apareceu na questão emocional. Cleia estava nitidamente nervosa e acabou em desvantagem. Rayssa saiu na frente e, apesar de ter sido ameaçada, conseguiu manter a vantagem. No fim, o placar ficou em 15 a 12 e Rayssa classificou-se para a final.

Na última partida, Rayssa enfrentou a paulistana Ana Pontes e venceu por 15 a 11. Para a atleta brasiliense, o fato da adversária ter jogado com uma espada de empunhadura igual a dela tornou mais fácil a disputa. Por outro lado, jogar em casa não ajudou tanto a atleta. “É bom ter a torcida da família, mas também desconcentra. São amigos e parentes querendo conversar, e isso pode atrapalhar. É preciso ter foco”, avaliou.

Aos 20 anos, a número um treina sozinha desde março e está empolgada com a competição no México. “Estou muito feliz, mas o momento agora é de concentração e treino”, disse. Para ela, o esporte vive um bom momento no país. “O Brasil ainda está se inserindo no cenário mundial da esgrima, mas o nível está subindo porque começou a ter investimento”, afirmou.

A vice-campeã do torneio comemorou muito a medalha de prata. Depois de seis anos parada e um de volta ao esporte, Ana Pontes precisava chegar à final para ainda ter chances de ir ao Pan. “É claro que se eu tivesse ganhado seria melhor, mas ser vice já mantém as minhas esperanças acesas”, justificou a paulista. Em 2003, a atleta estava praticamente classificada para os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, quando foi barrada por um teste físico. “Aquela desclassificação ficou entalada na garganta. Agora, quero ir para a competição de todo jeito”, afirmou a esgrimista, que está com 29 anos.

Ainda na disputa
Com a derrota para Rayssa, Cleia Guilhon iria para a disputa do terceiro lugar. No entanto, ela teve uma contratura na panturrilha e preferiu desistir da luta, ficando na quarta colocação. Apesar disso, ela continua no segundo lugar do ranking nacional de espada e tem a vaga para o Pan praticamente garantida.

O treinador Evandro de Oliveira atribuiu o baixo rendimento à questão emocional. “A Cleia é muito mais coração do que razão. Num confronto como o da Rayssa, isso faz toda a diferença”, avaliou. A questão de jogar em casa também pode ter feito a diferença: “Ela está com dificuldade de fazer a transição entre jogar no exterior e no Brasil. Ela chega aqui com a obrigação de ganhar. Ela quer pensar direto na final e se esquece de que, para chegar lá, precisa enfrentar uma série de outros confrontos.”

Pódio
1. Rayssa Costa (DF)
2. Ana Pontes (SP)
3. Clarisse Menzes (RJ)
4. Cleia Guilhon (DF)

Saiba mais
Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara serão realizados entre 17 e 30 de outubro. Irão compor as equipes de esgrima os três melhores colocados do ranking da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) em cada tipo de arma. Os atletas ainda terão mais uma chance de somar pontos no ranking. O Torneio Nacional de Curitiba, programado para o período de 26 a 28 de agosto, também faz parte do calendário da CBE.

Quem é ela
Nome: Rayssa Costa de Oliveira
Data de nascimento: 16/3/1991, em Brasília
Altura: 1,78m
Peso: 63kg
Principais títulos: campeã brasileira individual e
sul-americana por equipes, vencedora do Torneio Regional da Itália

Caroline Aguiar, do "Eu, Estudante"

Nenhum comentário:

Postar um comentário