Las venas abiertas de América Latina (As veias abertas da América Latina em português) é um livro do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano.
Sinopse: No livro, de 1971, Galeano analisa a história da América Latina desde o período da colonização europeia até a Idade Contemporânea, argumentando contra a exploração econômica e a dominação política do continente, primeiramente pelos europeus e seus descendentes e, mais tarde, pelos Estados Unidos. Essa exploração e dominação política chegaram a ser muito violentas. Devido à sua perspectiva de esquerda, o livro foi banido da Argentina, do Chile e do Uruguai durante as ditaduras militares destes países.
Presente a Obama: O presidente da Venezuela Hugo Chávez deu uma cópia do livro de presente ao presidente estadunidense Barack Obama durante a 5ª Cúpula das Américas. As vendas do livro aumentaram drasticamente desde então. Um dia antes do evento, o livro estava na posição de número 54.295 dos livros mais populares do site Amazon.com, mas no dia seguinte já estava na segunda posição. Um dos porta-vozes da Casa Branca anunciou que o livro não está na lista de prioridades de leituras "pendentes" do presidente Obama, e que provavelmente ele nem lerá o livro, por ter outras prioridades e não saber falar espanhol. O livro pode ser lido em muitos idiomas, inclusive português e inglês.
Chávez dá o livro de presente a Obama. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário