"O brasileiro é uma gente hispânica, sua cultura é hispânica” afirma um sociólogo. |
É nesse mundo ibérico, hispânico que, também, se situa o Brasil, não de forma aleatória, mas essencial, segundo as palavras de Gilberto Freyre, no prefácio da sua obra "O Brasileiro entre os outros hispânicos". Para ele, “o Brasil é duplamente hispânico [...] gente que pode dizer que nada do que é hispânico-espanhol e não apenas português lhe é estranho. O brasileiro é uma gente hispânica. Sua cultura é hispânica”.
Embora a citação seja longa, prefiro continuar com as próprias palavras do sociólogo e historiador, autor da obra paradigmática Casa Grande & Senzala:
" Como hispanos (o brasileiro) parte daquele conjunto transnacional de culturas que pode ser denominado pan-hispânico com todo rigor sociológico. Parte ativa e não passiva desse conjunto. Dinâmicamente solidária com o que nele é ou vem sendo, mais caraterístico do modo de uma cultura definir-se. Inclusive na sua atitude para com o ócio, por exemplo, [...] em várias outras das noções de valores que são tão do brasileiro quanto do espanhol; tão do colombiano quanto do português; tão do mexicano quanto do paraguaio [...] Somos um desenvolvimento hispânico na América. Primeiro porque ser português é ser hispânico, sem ser, é claro, espanhol ou castelhano; e sem que a condição hispânica implique subordinação cultural à condição espanhola ou castelhana [...] Segundo porque a própria Espanha castelhana, juntamente com as outras espanhas não-portuguesas participou e vem participando da formação brasileira que se conserva em seus traços essenciais, hispânica."
Massa , acho que fazemos parte sim .
ResponderExcluirSomos todos latinos.
;} '
Massa o blog ,
ResponderExcluiradorei o projeto .
Rejane ta ajudando vocês ?
Que legal ..
O tema é diferente .