Uma "comunicação anti-imperialista" e oposta aos atuais debates da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) é o objetivo de um fórum de jornalistas ocorrido nesta semana na Venezuela, cujo governo é acusado de ameaçar a liberdade de imprensa.
O fórum, organizado por grupos vinculados ao governo de Hugo Chávez, denominou-se "Comunicação Para Vencer o Império" e recebeu durante dois dias jornalistas venezuelanos e convidados de Argentina, Bolívia, Equador e Honduras.
Redefinir a liberdade de expressão, analisar as estratégias dos grandes "impérios" da informação e criar redes de meios de comunicação populares centraram os debates.
"Estamos planejando estratégias que nos permitam vencer a comunicação do império, porque até agora fomos passivos", afirmou à AFP Marcos Hernández, organizador do fórum e representante da Conatel, entidade que regula as telecomunicações na Venezuela.
"Planejamos criar uma nova teoria sobre a liberdade de expressão, porque a ideia da SIP e de todos os meios de comunicação que a formam, é a de uma liberdade de expressão dos donos dessas empresas", completou.
POR AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário