Raúl Castro |
O líder Raúl Castro preside neste sábado em Havana o desfile militar e a marcha popular que celebram o aniversário de 50 anos da vitória cubana na Baía dos Porcos e da proclamação do socialismo, cerimônias prévias à inauguração do 6º Congresso do Partido Comunista. O general Castro compareceu ao desfile, realizado na Praça da Revolução de Havana, vestindo o tradicional uniforme verde-oliva, acompanhado de outras autoridades da ilha, como o vice-presidente Esteban Lazo e o presidente da Assembleia Nacional, Ricardo Alarcón.
Dedicado aos jovens cubanos e a seu papel como continuadores da Revolução, o ato celebra o 50º aniversário da proclamação do socialismo na ilha, após a vitória dos revolucionários liderados por Fidel Castro em Praia Girón contra os dissidentes cubanos treinados pela CIA, que invadiram a Baía dos Porcos em 1961. A primeira parte do desfile consiste em um "percurso simbólico" que celebra as façanhas militares de Cuba, com cenas que incluem um desfile com 128 cavaleiros e a passagem de uma réplica do iate Granma, que desembarcou na ilha em 1956 com os homens liderados por Fidel Castro, agora com 3 mil crianças.
Também serão exibidos o tanque T-34 e o canhão autopropulsado SAU-100 usados pelos homens de Fidel durante a invasão de Praia Girón. Em seguida, haverá uma revista militar com um agrupamento de infantaria de pelo menos 6 mil soldados do Exército e uma exibição de veículos militares, como carros blindados, tanques, equipamentos de artilharia terrestre e de defesa antiaérea. O desfile será encerrado com uma formação da força aérea, com aviões de combate MIG-21 e MIG-23, seguida de uma grande passeata popular.
DA EFE, EM - Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário