sábado, 23 de abril de 2011

"Alfajor": Uma especiaria da culinária hispânica


O nome Alfajor vem do vocábulo árabe, que significa al hasu ou "recheado". É uma especiaria da culinária hispânica, mais tradicional nos países Argentina, Chile, Espanha, Peru, Uruguai e Equador. Alfajor é um doce composto por duas ou três camadas de massas levemente macias e crocantes, quase esfarelando. O recheio é composto por uma camada de doce de leite ao meio. O doce é envolvido de chocolate ou merengue. Ao passar dos anos, os alfajores ganharam novos sabores e ingredientes.

Originalmente produzido com amêndoas, mel e avelãs, chamou-se também "alaju", e chegou às ruas espanholas como "alfajor". Daí para frente, sua receita sofreu várias alterações, até chegar à composição atual que usa farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas, recheada de doce de leite e coberta de chocolate ou açúcar.

No século XVIII, em Córdoba, nos conventos e casas religiosas, mãos habilidosas preparavam entre outros doces um biscoito de formato quadrado, unidos entre si por doce de leite e cobertos de açúcar, era chamado de tableta. O pioneiro dos alfajores argentinos foi vendido em 1869, por D. Augusto Chammás (químico francês que chegou em 1840) que inaugurou uma pequena indústria familiar dedicada à confecção de doces e outros confeitos.
Café da Havanna na Argentina
Na Argentina o alfajor é um produto de primeira necessidade, há sempre um "Café Havanna" aberto até meia-noite e, claro, sempre tem alguém apreciando um saboroso café com o doce. O "Havanna" tem uma torta - que nada mais é - que um alfajor imenso. No cardápio, a torta vem acompanhada de um pequeno suco de laranja e um copo enorme de café com leite.

Criada em 1947 em Mar del Plata, a 400km de Buenos Aires, a marca Havanna foi comprado por US$ 85 milhões em 1998 pelo Exxel Group. Há aproximadamente 20 cafés na cidade, onde você pode tomar um café acompanhado do alfajor. Além de vender os tradicionais alfajores, a empresa atualmente é conhecida pelos seus cafés, que já tem 17 unidades no Chile, cinco no Paraguai e algumas em São Paulo. A empresa, com parceria do grupo Bright Star Foods, espera inaugurar 15 cafés nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Contribuição: Jornalistas do blog "Comidinhas"

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