segunda-feira, 11 de abril de 2011

Costa Rica: Um país rico em biodiversidade


A Costa Rica é um lugar incrível, cheio de diversidade e de gente amistosa. Planejar uma viagem pode ser desafiador, pois não é fácil coordenar os muitos atrativos com as variadas praias e a natureza exuberante em função do tempo disponível. Localizada no istmo da América Central, entre a Nicarágua e o Panamá e banhada pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico, a Costa Rica tomou a decisão de abolir seu exército nacional há mais de 60 anos e subsiste da agricultura e do turismo. 


A paisagem reúne cordilheiras - Guanacaste e Talamanca - que cortam a superfície de norte a sul, ladeadas por planícies costeiras onde se encontram praias deslumbrantes. Na zona montanhosa se alojam vulcões, alguns dos quais em atividade. A Ilha de Coco, na costa oriental, Patrimônio Natural da Unesco, completa o território nacional.

Parque Nacional de Tortuguero
Quase metade do país é coberto por bosques e florestas, a maior parte sob proteção. O habitat seguro para animais e plantas garante à Costa Rica uma das mais altas taxas de biodiversidade do planeta apesar do tamanho relativamente pequeno. Mesmo a face caribenha do país está repleta de natureza e reservas a serem exploradas. Nesta porção os atraentes bangalôs são o alojamento mais usual. 

No norte, no Parque Nacional de Tortuguero, é possível fazer passeios de barco em meio a canais até santuários de procriação de tartarugas verdes. No centro, está Puerto Limón, principal polo da região. Ao sul, as cidades de Cahuita e Puerto Viejo estão em uma zona de conservação que protege formações de coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário