terça-feira, 6 de setembro de 2011

Qual a origem do nome "El Salvador"?

O nome oficial de El Salvador foi adotado na primeira constituição do país, promulgada em 12 de junho de 1824. Entretanto, a maneira de fazer-se contração da primeira palavra provocou a inscrição "República del Salvador". Essa mesma constituição estipulava, ainda, que "O Estado se chamaria Estado del Salvador" (art. 7).

Isso permaneceria até 7 de junho de 1915, quando por meio de um Decreto Legislativo, foi estabelecido definitivamente como nome oficial "El Salvador". Apesar do preceito, em documentos oficiais internacionais, continuava a prática de omitir a primeira parte do nome. Em 1958, por gestões do secretário de cultura Jorge Lardé y Larín, foi emitido outro Decreto Legislativo, com a data 23 de outubro, no qual adicionou-se ao texto de 1915 a proibição de suprimir a palavra El quando associada às palavras "República" ou "Estado". 

Também foi determinada a reserva do direito de contestar qualquer documento ou inscrever-se em qualquer acordo onde aparecesse escrito incorretamente o nome oficial da república.
Texto do Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário