terça-feira, 20 de setembro de 2011

Entenda a relação entre Porto Rico e os EUA


Porto Rico, oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico é um território autonômo dos Estados Unidos.

Porto Rico não é propriamente independente, mas estado associado e depende dos Estados Unidos da América para garantir sua defesa. Além disso, a ajuda financeira que recebe é vital para sua economia, cujos setores mais importantes são a indústria química e o turismo.

  • Puerto Rico – Porto Rico
  • Capital – San Juan.
  • Condição – Membro da Comunidade dos EUA (Commonwealth)
  • Governo - República de três-ramos
  • Presidente (Chefe de Estado) - Barack Obama
  • Governador - Luis Fortuño
  • Ramo Legislativo Federal - Congresso dos Estados Unidos da América
História

Descoberto por Cristóvão Colombo em 19/11/1493, Porto Rico é colonizado pelos espanhóis a partir de 1509. Cerca de 1511, Juan Ponce de Leon funda a cidade chamada de Porto Rico (por razões desconhecidas, os nomes se inverteram, a cidade passou a ser chamada de San Juan e a Ilha de Porto Rico)...

Foi colônia da Espanha até o final da Guerra Hispano-Americana, em 1898, quando foi cedido aos EUA. Em 1917, a população consegue a cidadania norte-americana e, 30 anos depois, adquire o direito de eleger o governador. Uma Constituição própria é promulgada em 1952. Em 1989, o furacão Hugo arrasa sua economia.

Durante décadas, o Partido Popular Democrático (PPD), favorável à manutenção de Porto Rico na Comunidade dos EUA (na qual fora incluído em 1952), domina a política local. Nos anos 60 é fundado o Partido Novo Progressista (PNP), com a proposta de transformação da ilha em estado norte-americano. Desde então, os dois partidos revezam-se no poder.

Em um referendo de 1993, 48% dos votantes são favoráveis à permanência na Comunidade dos EUA, 46% apóiam a condição de estado norte-americano e 4% defendem a independência.

Com o plebiscito, o inglês, que havia sido abolido em 1991, volta a ser a língua oficial. Em julho de 1996, uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA recomenda aos eleitores de Porto Rico que se manifestem novamente sobre o status do território até 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário