Foto do arquivo pessoal de Thais Pereira. |
ENTREVISTADA: Thais Pereira Souza da Costa, assistente social e mestre em direito societário pela Universidade de las Palmas de Gran Canária.
1. VOCÊ ACHA QUE A CULTURA BRASILEIRA TEM ALGO SEMELHANTE A CULTURA ESPANHOLA?
Sim, há semelhanças entre as mesmas, até porque o Brasil tem em sua cultura herança de muitos povos e um deles são os espanhóis.
2. NA ESPANHA HÁ DESIGUALDADE SOCIAL?
Na Espanha, também há desigualdades, porém não tão extremas, vive-se bem com pouco, as pessoas tem um poder de compra muito maior, acesso a cultura, lazer, enfim, de fato há qualidades de vida a maior parte da população.
3. COMO É A FORMA DE VIDA NA ESPANHA?
Com referência a Espanha,que é o país no qual morei e conheci, posso dizer que como forma de vida de pensar, de padrões sociais, os espanhóis apresentam um cenário mais expressivo de "liberdade", sem grandes morais e preconceitos e nesse aspecto considero o Brasil, um país bem mais conservador e tradicional. .O núcleo familiar na Espanha está se baseado em casais com pouco filhos e um alto índice de divórcio, já havendo uma preocupação por a população estar envelhecendo, havendo em algumas cidades, uma maior parte de idosos do que de jovens.
4. COMO É A GASTRONOMIA ESPANHOLA?
É muito boa, balanceada em hortaliças e carnes: peixe, muita carne de porco, saladas incrementadas com molhos, ovo, muito azeite e pão. Os espanhóis têm o costume de sempre ter o pão como acompanhamento nas refeições. As frutas são diversas, porém muito caras. Agora, consegui perceber também, que entre a população mais nova, já existe uma interferência alimentar tipicamente norte-americana, como os fast food -as famosas comidas rápidas.
5. E A POLÍTICA?
A Espanha se difere do Brasil em seu sistema governamental, por ser uma monarquia parlamentarista. Tive a oportunidade de presenciar um processo eleitoral,entre os candidatos Rajoy e o atual presidente Zapatero. Foi um processo eleitoral bem tranquilo, sem escândalos políticos, publicidade limpa (inclusive nas ruas) e poucos debates. A figura do Rei é apreciada por boa parte da população, suas aparições se dão em maior parte, em eventos e comemorações.
7. QUAL A SUA OPNIÃO QUANTO AO NOSSO PROJETO?
Acho super positiva e de extremamente importância, principalmente por se uma iniciativa criativa e diferente, estando dentro do ambiente escolar, tem a oportunidade de trabalhar conceitos, desmisticar o "diferente", para que possamos enxergar algo novo.Considerando também, a importância de se conhecer novas culturas, línguas e conceitos, que é essencial para as exigências do mundo atual.
Foto do arquivo pessoal de Thais Pereira. |
8. EM RELAÇÃO AO LÍNGUA ESPANHOLA E O PORTUGUÊS...
Bom, falar que o português do Brasil é igual ao castelhano, por acreditar nas semelhanças, é um mito. As línguas têm a mesma origem, o latim, porém há diferenças nas conjugações, na gramática, nos pronomes, enfim, quando se acredita que uma palavra, em espanhol, tem o mesmo significado que em português, você pode estar se deparando com um falso cognato. Veja: grasa em espanhol é gordura, porém quando falada, pode parecer a palavra graça em português.
9. ALGUM COSTUME OU FATO CURIOSO?
É muito naturalizado o fato do nu no continente europeu e em especial na Espanha, que foi o país no qual pude observar certos costumes como, por exemplo, o fato das mulheres, nas praias, usarem somente a parte de baixo do biquíni e sem pudor algum trocarem de roupas na frente de todos. Outro fato curioso se refere aos papéis de gênero, entre os espanhóis, as mulheres tomam a iniciativa em uma festa, tomam a iniciativa nas separações, no trabalho, um acontecido me chama atenção quando participei do carnaval de rua, percebi que tanto os homens quanto as mulheres, urinavam na via pública um ao lado do outro, com grande naturalidade.
10. QUAIS OS PRATOS MAIS APRECIADOS?
Tortilla espanõla
Chorizo
Paeja
Tapas: quesos,patatas
Vinõ de vereno
Jámom pata negra
11. E ALGUMA BEBIDA?
Gazpacho
Nenhum comentário:
Postar um comentário