terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça o "Monumento al Ahogado" em Punta del Este


Monumento al Ahogado ( Inglês : Monumento ao Drowned ) é uma escultura de cinco dedos parcialmente submerso na areia, localizado na Parada 1 na Praia Brava em Punta del Este , um balneário popular no Uruguai . É coloquialmente referida como qualquer Monumento los Dedos ( Monumento dos dedos ) ou La Mano ( A Mão ). Em Inglês, seu nome popular é The Hand .

É uma famosa escultura que se tornou um símbolo para Punta del Este desde a sua conclusão em Fevereiro de 1982, e, por sua vez se tornou um dos marcos históricos mais famosos do Uruguai.

A escultura foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal durante o verão de 1982, enquanto ele estava frequentando a primeira reunião anual Internacional de Escultura Contemporânea, no Ar Livre em Punta del Este. Havia nove escultores e ele era o mais jovem. Não foi uma luta para os lugares atribuídos em uma praça pública, e ele decidiu ir para fazer sua escultura na praia. Ele foi inspirado a fazer uma escultura de uma mão "afogamento" como um aviso aos banhistas, como as águas de La Barra até a praia com ondas mais áspero que eram melhores para surfar apenas, enquanto o outro lado, em águas Solanas foram muito mais adequado para a prática de natação e windsurf atividades.

Enquanto Irarrázabal tinha todo o verão para completar o projeto, ele conseguiu terminar entre os seis primeiros dias, apesar de enfrentar pequenos atrasos devido ao forte vento sudeste que é comum em Punta del Este. Os dedos de concreto e plástico foram reforçadas com barras de aço, malha de metal, e um solvente resistente à degradação cobrindo o plástico do lado de fora.

Durante todo esse verão, escultores de todo o mundo trabalhou em suas criações na praia, mas apenas Irarrázabal continua a sentar na praia hoje. Ela ganhou aclamação mundial Irarrázabal e popularizado por fotografias turísticas e reproduções em cartões postais. Mais tarde, ele fez réplicas perto ou exato da escultura para a cidade de Madrid (em 1987), no Deserto do Atacama no Chile (1992), e em Veneza (1995).

A mão não deixou o seu lugar original, e que se manteve praticamente intocados, salvo pequenas pichações do lado da palma dos dedos das mãos que foi escrito em 2005.

Retirado do Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário