terça-feira, 4 de outubro de 2011

UnB é a quarta melhor do Brasil e 11ª da América Latina

A Universidade de Brasília é a quarta melhor do país e a 11ª da América Latina de acordo com o ranking QS Top Universities de instituições de ensino superior. A lista foi elaborada pela Quacquarelli Symonds a partir de dados publicados em setembro deste ano pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 países. Com escritórios em 11 capitais do mundo, a empresa oferece serviços para alunos de graduação e pós-graduação interessados em fazer intercâmbio.

Divulgado nesta segunda-feira, 3 de outubro, o ranking lista as 200 melhores universidades da América Latina. Sessenta e quatro delas são brasileiras. Isso significa que as instituições de ensino superior do Brasil representam 32% da lista.

A Universidade de São Paulo (USP) está no topo do ranking, seguida pela Universidade Católica do Chile e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Outra instituição brasileira que aparece dentre as 12 primeiras colocadas, imediatamente antes da UnB, é a Universidade Federal de Minas Gerais. "O ensino superior tem sido marcado como a principal engrenagem para ajudar o Brasil alcançar seu potencial massivo de crescimento econômico, com o número de matrículas subindo de 2 milhões para 6 milhões na última década", afirma David Byrne, editor do site QS Top Universities

O ranking leva em conta a reputação acadêmica da universidade, medida por meio de pesquisas com acadêmicos e empresas. Considera ainda os números de artigos científicos publicados pelos pesquisadores das universidades, de citações em revistas científicas e de professores com doutorado e pós-doutorado, além de medidas de impacto da universidade na internet.

Os resultados refletem dados obtidos em estudo da OCDE que analisou investimentos em educação em 34 países. "O ranking mostra que a UnB está aproveitando a oportunidade desses investimentos para aumentar a qualidade", afirma Márcia Abrahão, decana de Ensino de Graduação. Ela atribuiu a boa colocação à expansão da graduação e pós-graduação nos últimos cinco anos. "Contratamos professores doutores em quantidade e assim pudemos também aumentar a pesquisa e os cursos de mestrado e doutorado na universidade. É uma marca de qualidade dentro da expansão", completa.

UnB Agência. Foto: Ana Grilo/UnB Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário