domingo, 20 de novembro de 2011

Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia do CEM 01: Apresentação do projeto

Na última quinta feira(10), foi realizada em nossa escola a Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia do CEM de 2011, onde os projetos apresentaram o resultado de tudo que foi desenvolvido durante o ano.

Após muita correria, montamos a nossa sala ambiente. Ficou bastante bonito, com gravuras de vários aspectos da cultura hispânica como cantores, desenhos, festas típicas e frases em língua espanhola, além disso, em nossa sala se encontravam as bandeiras dos 21 países que têm o espanhol como língua materna. Prevalecendo a cor laranja, o ambiente foi montado de acordo com a temática do projeto.

A apresentação seguiu da seguinte forma: primeiro a teoria, onde alunos explicaram o que foi pesquisado durante o ano como a teoria do sociólogo Gilberto Freyre, que considera o Brasil como um país "pan-hispânico", ou seja que está inserido nesse contexto cultural, e ainda esclarecimentos sobre as civilizações antigas, importância da língua espanhola, dados levantados na pesquisa de campo, atividades realizadas pelo projeto, objetivos do projeto, intercambismo cultual, fiesta de los muertos (Iara Ferreira, integrante do grupo, estava caracterizada conforme a festa mexicana) entre outros assuntos relevantes para o projeto. 

Durante a apresentação, foi citado a todo momento as referências bibliográficas do projeto, procurando usar uma informação confiável e comprovar as questões levantadas pelo projeto. Os professores que avaliaram a sala receberam uma folha especificando cada livro consultado e um marca página personalizado.

Nos minutos finais da apresentação foi feita uma pequena demostração de danças típicas da cultura hispânica, como o tango argentino e o flamenco espanhol, foi bastante divertido assistir à essas duas danças. Outro fator interessante em nossa sala foi a degustação da Sangria, uma bebida versátil típica da Espanha, entregamos para todos que visitaram nossa sala.

Na conclusão, a integrante Adriana agradeceu a todos envolvidos no projeto, como a nossa orientadora Rejane, professora de espanhol,  e ainda suscitou as considerações finais do mesmo.

Foi bastante gratificante poder repassar aos visitantes tudo aquilo que realizamos durante o ano, e assim transmitir algum conhecimento e informações que serão úteis para qualquer pessoa. Abaixo segue algumas fotos da nossa apresentação na mostra, "¡Ven a bailar en la Cultura Hispana!".

Apresentação

Grupo da Dança

Algumas das bandeiras fixadas na sala.

Foto tirada após a última apresentação, quando estávamos desmontado a decoração.

Mesa de livros e mais algumas bandeiras.

Meninas caracterizadas de dançarinas de flamenco e de acordo com a "fiesta de los muertos".

Professor Minoru avaliando nossa apresentação.

Maristela apresentado sobre as civilizações antigas.

Demonstração da dança.

Demonstração da dança.

Fachada da sala.

Apresentação

Marcos Roberto, coordenador do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário